Nesse momento, Freud se vale de um conceito tão importante quanto a repetição e a recordação: o de elaboração. A elaboração seria uma forma de lidar com a resistência, proveniente da repetição não simbolizada. Ao repetir por atuação, o paciente rememora eventos e reproduz situações não mediadas pela linguagem.
Na psicanálise, elaborar é uma função psíquica que requer muito esforço. Elaborar para a psicanalise se refere a uma capacidade de estabelecer uma ligação, ou seja, transformar uma energia livre em uma energia ligada, própria de um adulto com ego equilibrado e capaz de pensar sobre coisas.
Recordar, repetir e elaborar
Ele assinala que "o paciente não recorda coisa alguma do que esqueceu ou reprimiu, mas expressa-o pela atuação ou atua-o. Ele o reproduz não como lembrança, mas como ação; repete-o, sem, naturalmente saber o que está repetindo" (p. 196).
A elaboração psíquica é, assim, num sentido lato, a assimilação dos acontecimentos internos e externos ao sujeito. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.
Para Freud, o paciente não necessariamente recorda de algo, mas repete inconscientemente e expressa através da fala na figura do analista, ou seja, não é algo lembrado, é repetido, assim como os afetos, sentimentos e até comportamentos do início da vida.
17 curiosidades que você vai gostar
Significado de Repetição
substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Grafismo. Erro caracterizado pela duplicação de palavra(s) ou frase(s). [Música] Ação que, sinalizada por um sinal na partitura, repete uma parte da música.
Um dos efeitos mais poderosos e ignorados do mundo é a Repetição! A famosa frase de Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” é um aforismo que ressalta o poder de repetir uma mensagem, tornando-a capaz de sobrepujar até mesmo os fatos e se tornar verdade.
Nesse momento, Freud se vale de um conceito tão importante quanto a repetição e a recordação: o de elaboração. A elaboração seria uma forma de lidar com a resistência, proveniente da repetição não simbolizada. Ao repetir por atuação, o paciente rememora eventos e reproduz situações não mediadas pela linguagem.
Uma ideia é um ponto de partida e nada mais. Logo que se começa a elaborá-la, é transformada pelo pensamento.
Se você tem a sensação de que está parado na vida, leia o texto “Recordar, repetir e elaborar” (1914) de Sigmund Freud. Isso porque o médico austríaco mostrou nesse texto a importância das pessoas procurarem um psicanalista.
Sim, recordar é viver porque a vida é feita de recordações. Recordar é viver se o vivido é retido e jamais esquecido. A distância faz esquecer, mas a saudade faz lembrar... recordar é viver, enquanto o sentir fizer sentido...
A Perlaboração pressupõe um trabalho e uma elaboração nos sentidos que vimos. Podemos, então, entender “Durcharbeiten” (perlaboração) como “trabalhar ao longo duma tarefa”, num processo que implica uma elaboração, não uma elaboração espontânea (“verarbeitung”) mas uma elaboração que requer um trabalho (“arbeit”).
Ab-reação é o nome dado à descarga emocional que leva o indivíduo à reviver os sentimentos do evento passado. ... Nesse caso, ocorre uma liberação emocional tão intensa que é capaz de fazer com que o indivíduo se veja exatamente no momento do trauma.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. 2. ed. Santos: Martins Fontes, 1970.
Freud dizia que os pacientes se curam por amor ao analista. E sabemos que, se o analista não se interessar pelo paciente, ele irá embora." Quem permanecer, nunca esquecerá aquilo que viveu em forma de transferência, acreditava Freud.
A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.
Freud identificou que os relacionamentos íntimos possuem uma carga emocional ambivalente, com duas cargas. Assim, com isso, afirmou que mesmo a manifestação mais verdadeira de amor pode não ser o que aparenta. De modo inconsciente, há uma opositividade por baixo desse sentimento bom.
Dessa forma, as recordações faziam-se presentes pela via do ato, através das repetições. Sua ideia era de que a partir do tratamento psicanalítico e da transferência ali constituída, o paciente lançasse mão da repetição e da recordação para elaboração de seu sofrimento psíquico.
A necessidade corresponde a uma crença, uma forma de pensar que adquirimos e reforçamos durante toda a nossa vida. ... Se não existisse uma necessidade interna forte, não teríamos o hábito, a experiência e o padrão comportamental.
O inconsciente é a chave da psicanálise
Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e brigas.
Tem que fazer com que o subconsciente aprenda aquilo e a única forma dele aprender, é com a repetição. ... Nosso subconsciente funciona exatamente da mesma maneira, para que execute alguma ação com perfeição, emitindo a energia correta, é necessário repetir essa ação por diversas vezes!
O que é uma repetição e o que é uma série
Primeiramente, a repetição tem a ver com o movimento em si. Ela se refere à execução completa de um exercício e, de maneira geral, possui duas etapas: o levantamento da carga e o retorno à posição inicial.
Se por exemplo se repetem duas palavras e se as articulam através de uma conjunção, então estamos no plano da epanáfora: Emigrou e trabalhou anos e anos a fio... Outra figura de repetição de palavras é o paralelismo, repetição de estruturas sintáticas ao longo de versos ou frases.
Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Método utilizado para alcançar a ab-reação de um afeto, ou seja, a descarga emocional de um afeto sentido no passado, mas que no seu devido tempo não teve a reação necessária para o sujeito se libertar do conteúdo afetivo, que perdura assim no inconsciente.
Qual é a equação da resistência elétrica?
Como tratar o déficit de atenção sem remédio?
Como usar o WhatsApp no meu relógio?
Como substituir a palavra que em uma redação?
Como ver todos os e-mails do Gmail?
O que pode substituir o pão no sanduíche?
Quanto tempo pode trancar a faculdade federal?
O que pode substituir o microondas?
Como cancelar minha matrícula na Unip?
Como substituir fermento biológico por químico?
Como faço para saber meu Gmail?
Como subtrair datas Google planilhas?
Como faço para ver meu Extrato de pagamento do INSS?
Qual a função do Hangouts no celular?