Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao género Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.
pneumoniae são lisas, pequenas, brilhantes, côncavas, podendo exibir uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial das células bacterianas. Se o meio de cultura contiver sangue, principalmente de carneiro, as colônias serão circundadas por um halo esverdeado de hemólise parcial ou hemólise alfa.
Doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pneumonia, meningite e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causadas por essa bactéria.
As bactérias pneumocócicas são dispersas no ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram. As infecções pneumocócicas geralmente causam febre e uma sensação geral de mal-estar, com outros sintomas dependendo da parte do corpo afetada.
O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria pertencente à família Streptococcaceae, comumente encontrada na mucosa da nasofaringe e orofaringe de seres humanos sadios.
21 curiosidades que você vai gostar
Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao género Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.
O Streptococcus pneumoniae, S. pneumoniae ou pneumococos, pode ser encontrado no trato respiratório de adultos e, menos frequentemente em crianças. Doenças que pode causar: é responsável por doenças como otite, sinusite, meningite e, principalmente, pneumonia.
O Streptococcus pneumoniae ou pneumococo é uma bactéria gram-positiva, capsulada, que tem 90 sorotipos imunológicamente distintos de importância epidemiológica mundial na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas (pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite) e não-invasivas (sinusite, otite média aguda, ...
Pneumococos provocam muitos casos de otite média e pneumonia e também podem causar meningite, sinusite e artrite séptica. Pacientes com doença crônica do trato respiratório ou asplênia têm alto risco de infecções pneumocócicas graves e invasivas, assim como os pacientes imunocomprometidos.
O pneumococo pode chegar também aos pulmões, causando a pneumonia ou o empiema (inflamação na cavidade pleural, que reveste o pulmão), inflamar os seios da face, provocando a sinusite (ou rinossinusite) ou chegar ao sangue, causando a bacteremia e depois a sepse, correndo o risco de infeccionar vários órgãos.
O pneumococo causa doenças que atingem o trato respiratório e o cérebro, classificadas em dois tipos: Doença Pneumocócica Invasiva (DPI) – meningite, pneumonia bacterêmica e sepse, – e Doenças Não Invasivas, consideradas mais leves, mas de grande peso econômico e social, que incluem otite média, sinusite, bronquite e ...
- Pneumonia bacteriana: Causada pela Streptococcus pneumoniae. A inalação pelo ar é a forma de se contrair esta doença, que causa infecção pulmonar. O tratamento dos doentes é a principal medida profilática.
Pneumonia: com sintomas que incluem febre, dificuldades respiratórias, dores no peito e tosse com expectoração; esta doença causada pela Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus pneumoniae, tem como meio de transmissão as secreções respiratórias de pessoas infectadas.
-Negativo (Resistente): Halo de inibição inferior à 14 mm ou ausência de halo. Nota: O pneumococo pode apresentar halos < 14 mm, como os Estreptococos do grupo viridans, neste caso o teste da bile solubilidade deve então ser realizado.
As cepas de estreptococos produzem colônias translúcidas, pequenas e com aproximadamente 1mm de diâmetro, em meio sólido. A superfície do crescimento é lisa, brilhante e com contorno circular. As colônias crescidas mais profundamente no agar são lenticulares.
A identificação do pneumococo isolado em cultura é baseada na morfologia bacteriana e coloração de Gram, características do crescimento e reação hemolítica em placas de ágar sangue de carneiro a 5%, ausência de catalase e lise em presença de optoquina e de desoxicolato de sódio.
SintomasFebre alta;Tosse;Dor no tórax;Alterações da pressão arterial;Confusão mental;
O que pode causar a pneumonia e como acontece o contágio? A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
Muitas vezes se fala de “doença pneumocócica invasiva”. Isso quer dizer que a bactéria invadiu partes do corpo geralmente livres de microrganismos, como a corrente sanguínea (bacteremia) e os tecidos e fluidos que rodeiam o cérebro e medula espinhal (meningite).
Este teste é utilizado para avaliar a capacidade de resposta humoral de um indivíduo aos diferentes antígenos polissacarídeos dos sorotipos de pneumococos contidos na vacina contra o Streptococcus pneumoniae. A avaliação sorológica deve ser feita em amostras pareadas, colhidas antes e depois de 30 dias da vacinação.
A pneumonia bacteriana é uma inflamação nos pulmões, causada pela multiplicação desordenada de bactérias. Ela acomete geralmente pessoas que estão com imunidade baixa ou em condições maiores de se contaminar, como em um ambiente hospitalar.
A bactéria pode ser transmitida pelo contato com lesões de pele infeccionadas ou gotículas de saliva expelidas pela boca ou PELO nariz.
A microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele é mais resistente à remoção apenas por água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota (e.g., estafilococos coagulase negativos e bacilos difteróides) são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato.
Streptococcus. Streptococcus pyogenes é uma bactéria patogénica altamente infecciosa e frequentemente responsável por faringites. Esta espécie também pode provocar doenças mais graves como a escarlatina e a febre reumática.
Dá para fazer Day Trade com ações?
Tem como fazer carne pela internet?
Como é que se faz a carta comercial?
Quanto descontar de INSS do salário?
Onde a bile é o suco pancreático são despejados por onde passam?
Como fazer o desdobramento da Mega-sena?
O que acontece se eu encerrar o FIES?
Quais são as formas de reconhecimento de filho havidos fora do casamento?
Em que país a cidade de Tombuctu se encontra?
Como Imprimir em Tamanho grande em várias páginas a4 publisher?
Como exibir a caixa de nome no Excel?
O que aconteceu na segunda metade do século XIX?
Como imprimir na frente e no verso da mesma folha?
Como saber se a pessoa vai ficar bonita de franja?
Como imprimir uma imagem em várias folhas no Photoscape?
Como redimensionar uma imagem para impressão?