Na célula que está em processo de divisão, cada cromossomo condensado aparece como um par de bastões unidos em um determinado ponto, o centrômero. ... Durante o processo de divisão celular, as cromátides-irmãs se separam: cada cromátide migra para uma das células-filhas que se formam.
Em relação ao conceito de Cromátides-irmãs, Alberts et al., (2011, p. 798), conceituam como “Uma cópia de cromossomo (uma cromátide) formada pela replicação do DNA que ainda está ligada pelo centrômero a outra cópia, o par de cromátides sendo conhecido como cromátides-irmãs”.
Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.
A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.
Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.
17 curiosidades que você vai gostar
As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.
Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso. 4. Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem.
Na anáfase II há a divisão dos centrómeros. Os dois cromatídios de cada cromossoma separam-se e passam a constituir cromossomas-filhos independentes, migrando para polos opostos da célula. Os cromossomas-filhos podem ser geneticamente diferentes, uma vez que durante a prófase I ocorre crossing-over.
Qual a senha admin do roteador D-link?
Qual Onix tem piloto automático?
Como recuperar senha do cartão de débito Caixa?
Como identificar os fios do Alto-falante do carro?
Como alterar a senha do Netflix na TV?
Como usar uma máquina de fazer gelo?
Qual a senha do admin do roteador Multilaser?
Como mudar a senha do roteador Intelbras IWR 3000n pelo celular?
Como trabalhar com pessoas egoístas?
Como mudar a fonte da biografia do Facebook?
Como transferir a samambaia de vaso?
Como lidar com o pressentimento?
Como fazer o pisca parar de piscar?
Como colocar roupa no Memoji no iPhone?
Como ligar o interfone da marca Thevear?