As células que compõem as unhas são formadas na chamada matriz ungueal – que fica abaixo da cutícula. À medida que acumulam queratina e morrem, são empurradas pelas células mais novas até a ponta dos dedos.
Localizadas nas extremidades dos dedos, mais precisamente, no dorso das falanges distais, as unhas são estruturas compostas por queratina, formadas a partir do ectoderma. Sua principal função é o auxílio para pegar objetos finos, pequenos e delicados, como agulhas e alfinetes.
Aqui na raiz da unha temos também células que crescem nesta direção. Tem células vindas do extrato basal, que é a camada mais profunda da epiderme, e tem alguns queratinócitos que crescem, morrem e depois vão para a unha, e isso significa que a unha é essencialmente parte da epiderme.
Cartilha profissional das partes das unhas.
O nome técnico da unha é aparelho ungueal. Ele é formado por: Lâmina ungueal(a unha propriamente dita); Leito ungueal, pele que fica logo abaixo da lâmina; Matriz ou fábrica da unha; Tecidos periungueais. Localiza-se na ponta dos dedos das mãos e dos pés e sua principal função é proteger a região de traumas e choques.
As unhas são estruturas formadas por células queratinizadas e apresentam como função a proteção dos dedos. As unhas estão relacionadas com a proteção e também com a manipulação de objetos.
As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal.
Claro que, para não prejudicar essas habilidades, é necessário dar aquela cortadinha básica nas unhas de vez em quando. Por mês, elas crescem cerca de 3 milímetros nos dedos da mão e 1 milímetro nos dos pés. Mas cuidado: é bom cortá-las com uma tesoura e não com os dentes.
Se a aparência da unha não melhorar com o tratamento da doença subjacente, uma manicure pode conseguir esconder as deformações e algumas distrofias com um corte e um polimento adequados. Alguns bebês nascem sem unhas (anoníquia). Na síndrome unha-patela, as unhas do polegar estão ausentes ou são pequenas, apresentando marcas na pele e cristas.
Partes da unha humana. 1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina. 2- Prega periungueal: a dobra de pele nos lados da unha. 3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.
Quando quebra um pedaço do dente O que fazer?
Como a cobra cega gosta de viver?
O que se comemora no Dia 09 de junho?
Qual o valor do desembaraço aduaneiro?
Quem paga o perito na justiça gratuita?
Como calcular um churrasco para 30 pessoas?
Como faço para puxar uma chamada de um ramal?
Como fazer uma citação filosófica na redação?
Quantos morreram no naufrágio do Titanic?
Quantos dias de resguardo parto cesária?
Como gerenciar um relacionamento?
Qual região da Terra tem a maior concentração de calor?
Quais as etapas da respiração anaeróbica?
Quais as melhores marcas de fluido refrigerante?