O coração primitivo é composto de seio venoso, válvula sinoatrial, átrio primitivo, ventrículo primitivo, bulbo cardíaco e tronco arterial (Figuras 5 e 6). No final da 4ª semana de desenvolvimento as contrações coordenadas do coração levam a um fluxo unidirecional do sangue. Antes, era do tipo fluxo-refluxo.
Os cordões angioblásticos, localizados no mesoderma cardiogênico, na 3ª semana de desenvolvimento se canalizam para formar os tubos cardíacos, os quais se fundem no final da 3ª semana para formar o coração tubular primitivo (Figura 2, 4 e 5).
O coração se forma do 1 dia de gestação. Ele inicia sua formação como um tubo cardíaco, onde se encontra o bulbo aórtico, o bulbo cardíaco, o ventrículo primitivo, o átrio primitivo e o seio venoso.
Na fase de formação da "alça" cardíaca, existe uma grande comunicação entre os primitivos ventrículos direito e esquerdo. Mais tarde, quando se desenvolvem o "sulco bulboventricular" e a trabeculação dos ventrículos, esta comunicação entre os ventrículos persiste, formando o forame IV primário33 (Figs. 2-3 e 2-5).
Como tudo começa Até pouco tempo acreditávamos que depois do 21º dia de gestação o coração tinha suas primeiras batidas. No entanto, pesquisas recentes revelaram que isso pode ocorrer ainda mais cedo: o coraçãozinho do bebê pode bater pela primeira vez já aos 16 dias de gravidez.
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
O coração e os grandes vasos provêm de células mesenquimais da área cardiogênica (figura 10). Durante a 3° semana os tubos endocárdicos se fundem, originando o tubo cardíaco primitivo. No fim da 3° semana o sangue já circula e desenvolve-se o primórdio de uma circulação uteroplacentária.
Estes se unem para formar as vênulas, que por sua vez formam as veias que desembocam no átrio direito do coração. Artérias: são estruturas tubulares que levam sangue do coração para os órgãos. As maiores artérias são conhecidas como artérias elásticas porque uma grande porção de sua parede se compõe de tecido elástico.
Dessa maneira, podemos considerar que o desenvolvimento inicial do coração pode ser dividido em três fases: plexiforme, tubular reta e em alça. A fase plexiforme caracteriza-se por um plexo endotelial (que forma o endocárdio) envolvido pelo miocárdio.
No início da 3ª semana de gestação, a massa de células já se diferenciou em um disco bilaminar com uma cavidade amniótica e uma cavidade exocelômica. O disco embrionário e suas cavidades estão revestidos pela membrana coriônica dentro da cavidade coriônica.
O coração inicia o seu desenvolvimento no período fetal, sendo esta etapa a mais rica em transformações. Ao nascimento o coração já esta com a configuração anatômica do coração adulto com dimensões menores e a partir desse momento inicia sua adaptação normal às várias etapas do crescimento humano.
Com o dobramento cefálico o coração e a cavidade pericárdica passam a ficar ventralmente ao intestino anterior e caudalmente a membrana bucofaríngea (Figura 3).
O que deve cobrir o plano de saúde?
Como pode ser definida a teoria do conhecimento?
Qual a dosagem ideal de vitamina B12 no sangue?
Até quando o arrematante pode desistir da arrematação?
Quantos nucleotídeos existem no RNAm que codifica a proteína?
Quais as competências do coordenador pedagógico?
Quanto tempo devo tomar cefalexina?
Como aliviar infecção urinária imediatamente banho de assento?
Quantas vezes Pucci resetou o universo?
Quais são as três variações do samba carioca?
Com quantos meses sai os dentes do bebê?
Quanto custa um Porta-aviões nuclear?
Quanto pesa o navio que encalhou?
O que é psicologia evolucionista?