Considerando-se que as relações de apego são o resultado da interação entre uma base genética, processos inatos e experiência, modificados ao longo do tempo, essas relações também se modificam. Ou seja, pessoas mais velhas formam relações mais complexas do que as da infância.
A teoria do apego foi estendida para relacionamentos românticos em adultos no final dos anos 1980 por Cindy Hazan e Phillip Shaver. Quatro estilos de apego foram identificados em adultos: seguro, preocupado-ansioso, desapegado-evitativo e assustado-evitativo.
A teoria do apego é a teoria que trata dos relacionamentos entre as pessoas, e tenta descrever como ocorre essa conexão, apontando que o apego seja algo inato do ser humano.
Verificou-se que bebês com apego inseguro corriam risco de apresentar posteriormente problemas de adaptação, tais como distúrbios de conduta, agressão, depressão e comportamento antissocial. Crianças com apego desorganizado correm maior risco de desenvolver psicopatologia.
John Bowlby
A Teoria do Apego (TA), desenvolvida pelo trabalho de John Bowlby e contribuiçoes de Mary Ainsworth, baseia-se de modo geral no pressuposto de que o apego é biologicamente motivado como uma busca por conforto e segurança1,2 e que ele é estruturado por meio da formaçao dos modelos operantes internos, representaçoes ...
Adultos têm quatro estilos de apego: seguro, preocupado-ansioso, desapegado-evitativo, e assustado-evitativo.
Para ajudar pessoas com estilo de apego ambivalente a mudar suas reações, é importante praticar respostas consistentes, tranquilizando-as com sua presença, e ajudando-as a ficarem presentes no seu comportamento carinhoso com elas.
Por volta dos 6 meses a criança forma o apego genuíno, e neste período também está engatinhando, olha para os pais/cuidadores para observar a expressão fácil deles, antes de se aventurar em uma nova situação.
Atualmente, a Teoria do Apego está na base do conceito de vinculação, fundamental na construção de relações sadias, tanto na adoção quanto no acolhimento familiar. ...
Pessoas de Apego Ambivalente buscam por altos níveis de intimidade, aprovação, e receptividade de seus parceiros. Elas, muitas vezes, valorizam a intimidade a tal ponto que se tornam excessivamente dependentes de seus parceiros. ... Por outro lado, elas tendem a se sentir desconfortáveis com a intimidade emocional.
13 pág. Livro: Desenvolvimento Humano – Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman Páginas: 2 Desenvolvendo o apego O apego é um vínculo recíproco e duradouro entre o bebê e cuidador, cada um contribuindo para a qualidade do relacionamento.
A teoria do apego foi finalmente apresentada em 1969 em "Apego", o primeiro volume da trilogia "Apego e Perda". O segundo e o terceiro volume, "Separação: Ansiedade e Raiva" e "Perda: Tristeza e Depressão" foram apresentados em 19 respectivamente. "Apego" foi revisto em 1982 para incorporar pesquisa posterior.
O sistema comportamental de apego serve para manter ou alcançar maior proximidade com a figura de apego. Comportamentos pré-apego ocorrem nos primeiros seis meses de vida. Durante a primeira fase (as oito primeiras semanas), recém-nascidos sorriem, balbuciam e choram para atrair a atenção dos cuidadores.
Os modelos internos regulam, interpretam e preveem a relação do comportamento de vinculação em si mesmo e na figura de apego. À medida em que eles se desenvolvem alinhados com as mudanças em seu meio ambiente e de desenvolvimento, eles incorporam a capacidade de refletir e comunicar-se sobre relacionamentos de apego passados e futuros. [2]
Como fazer um stop motion fácil?
Como fazer um ângulo de 120 graus?
O que é uma campanha de publicidade?
Como fazer uma análise de um livro didático?
Como se faz a análise de um poema?
Quais os principais fatores ambientais que afetam a respiração e quais seus efeitos na planta?
Como um gestor de RH pode facilitar a inclusão de pessoas PcD no mercado de trabalho?
O que o homem deve ser para sua esposa?
Qual temperatura os fungos morrem?
É possível gerar energia com imãs?
Como os cristãos celebram a Páscoa?
Como fortalecer a musculatura das mãos?
Como tirar foto em frente ao espelho homem?
O que fazer para fortalecer o ombro?