O esquistossoma ou chistossoma é um platelminto da classe trematóide causador da esquistossomose, uma verminose bastante perigosa e comum em áreas com saneamento precário.Sua descrição completa foi feita pelo médico brasileiro Pirajá da Silva, em 1908, com base em suas pesquisas sobre um paciente, em 1904.
No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro.
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.
Na fase parasitária, o esquistossomo vive geralmente nas veias que ligam o intestino ao fígado das pessoas.
A doença- A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
38 curiosidades que você vai gostar
Principais sinais e sintomasVermelhidão e coceira no local que o parasita penetrou;Febre;Fraqueza;Tosse;Dores musculares;Falta de apetite;Diarreia ou prisão de ventre;Enjoos e vômitos;
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...
mansoni põem os ovos na parede de pequenos vasos sanguíneos. Eles permanecem nesse local por cerca de uma semana, até que as larvas, presentes no seu interior, alcancem um determinado estágio de desenvolvimento, quando, finalmente, são liberados juntamente com as fezes, indo contaminar o ambiente.
Como funciona o tag de pedágio?
Como agendar audiência no Fórum?
Como pagar com o cartão de crédito?
Como dar entrada na pensão alimentícia na pandemia?
Como se preparar para fazer redação?
Vai ter desconto no IPVA 2021?
Como se usa uma balança digital?
Como pagar o pedágio de Moreira César?
Como fazer uma bela maquiagem para os olhos?
Quanto custa café da manhã com personagens na Disney?
Como pagar estacionamento rotativo em BH?
O que fazer depois que pagar o licenciamento?
Como se posicionar em um jogo de Futsal?
Como resolver protesto em cartório?
Qual a providência cabível para satisfazer o débito alimentar?