Esfoliação esferoidal (acebolamento) Essas formas se originam pois o intemperismo ataca um rocha por todos os lados ao mesmo tempo. Dessa forma a decompoição é mais rápida nas arestas e cantos. A esfera é uma forma geométrica que tem a menro superfície de área por volume.
Na natureza a decomposição esferoidal ocorre tanto na superfície como há alguns metros no interior do solo. Esse tipo de esfoliação se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..) ... A rocha se quebra em uma série de planos concêntricos e paralelos entre si.
Processo de alteração intempérica desenvolvendo formas arredondadas concêntricas que se assemelham a cascas de cebolas, deixando, muitas vezes, blocos de rocha sã (boulders) perfeitamente arredondados no meio do solo autóctone ou da rocha parcialmente alterada.
Em geologia esse termo er decorrente da esfoliação esferoidal ou acebolamento decorre do intemperismo concentrado nas zonas de fraqueza, dos maciços rochosos , ou seja, em fraturas e em outras estruturas, transforma os grandes blocos em feições menores que , aos poucos, tem seus vertices eliminados aos pontos de se ...
Na geologia, esfoliação é a desagregação de rochas, a partir de suas isotermas ou linhas de maior fraqueza. Na fase inicial as rochas adquirem o formato poliédrico, assumindo a seguir o formato arredondado, descascando de forma concêntrica, lembrando o descamamento de uma cebola.
A esfoliação esferoidal se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..) que são inicialmente mais atacadas nos cantos de blocos fraturados, evoluindo em etapas de intemperismoprogressivo no sub-solo para as formas arredondadas quando se formam as "camadas" de esfoliação variavelmente alteradas.
Existem decompositores aeróbios, os quais necessitam de oxigênio para realizar suas atividades, e os anaeróbios, os quais não necessitam de oxigênio. Diversos fatores interferem no processo de decomposição, tais como temperatura, umidade e oxigênio.
Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.
Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico. O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio.
O que acontece com o peixe morto no fundo do lago?
Como funciona o contrato de aluguel de imóveis?
Como capitalismo ocidental O que foi implementado no Brasil?
Como um cooler de processador funciona?
Porque o carboidrato é a primeira fonte de energia?
O que se entende por controle motor?
Como o bolo alimentar e movimentado ao longo do tubo digestório?
O que aconteceu com o capitão Kirk?
Como funcionam os aparelhos de radiografia?
Quanto tempo um caranguejo pode ficar fora da água?
O que faz o conversor de torque?
Como adicionar comentário particular no Google Classroom?
O que acontece em cada dia do BBB?
Como Brian morreu na vida real?
Como funciona atendimento online da defensoria Pública?
Como é feito o pagamento do contrato intermitente?
O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?