Esfoliação esferoidal (acebolamento) Essas formas se originam pois o intemperismo ataca um rocha por todos os lados ao mesmo tempo. Dessa forma a decompoição é mais rápida nas arestas e cantos. A esfera é uma forma geométrica que tem a menro superfície de área por volume.
Na natureza a decomposição esferoidal ocorre tanto na superfície como há alguns metros no interior do solo. Esse tipo de esfoliação se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..) ... A rocha se quebra em uma série de planos concêntricos e paralelos entre si.
Processo de alteração intempérica desenvolvendo formas arredondadas concêntricas que se assemelham a cascas de cebolas, deixando, muitas vezes, blocos de rocha sã (boulders) perfeitamente arredondados no meio do solo autóctone ou da rocha parcialmente alterada.
Em geologia esse termo er decorrente da esfoliação esferoidal ou acebolamento decorre do intemperismo concentrado nas zonas de fraqueza, dos maciços rochosos , ou seja, em fraturas e em outras estruturas, transforma os grandes blocos em feições menores que , aos poucos, tem seus vertices eliminados aos pontos de se ...
Na geologia, esfoliação é a desagregação de rochas, a partir de suas isotermas ou linhas de maior fraqueza. Na fase inicial as rochas adquirem o formato poliédrico, assumindo a seguir o formato arredondado, descascando de forma concêntrica, lembrando o descamamento de uma cebola.
A esfoliação esferoidal se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..) que são inicialmente mais atacadas nos cantos de blocos fraturados, evoluindo em etapas de intemperismoprogressivo no sub-solo para as formas arredondadas quando se formam as "camadas" de esfoliação variavelmente alteradas.
Existem decompositores aeróbios, os quais necessitam de oxigênio para realizar suas atividades, e os anaeróbios, os quais não necessitam de oxigênio. Diversos fatores interferem no processo de decomposição, tais como temperatura, umidade e oxigênio.
Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.
Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico. O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio.
É possível o olho ficar mais claro?
Como é o sistema de saúde na Noruega?
Qual animal vive na água quando filhote e depois vive na Terra?
Como consultar um processo judicial pelo CPF?
Qual a linguagem de programação mais usada 2021?
Como fazer escritura de emancipação?
É permitido ter mais de uma esposa?
São fases da execução da despesa pública?
Como se pega a bactéria cocos Gram positivo?
Quais são as principais formas de reaproveitamento de água em uma residência?
Qual tamanho Imprimir comprovante de pagamento?
Qual remédio tomar para edema de glote?
O que são cargas permanentes de exemplos?
Quais os primeiro autores literários brasileiros?