para explicar, teremos que fazer uso de um pouco de gramática: usa se "bem" quando se referir, por exemplo, ao verbo. o menino está bem ou a criança está bem. usa se " bom" quando se referir, por exemplo, ao nome ou substantivo. o menino está bom ou a criança está boa.
A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase. Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais.
Truque: Nunca há dúvida entre BEM e BOM; ela ocorre sempre entre MAL e MAU. Por isso mesmo, o truque consiste em trocar MAL por BEM ou BOM. Se na troca der BOM, o correto será MAU; caso resulte em BEM, o certo será MAL.
A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Além disso, o adjetivo Bom varia em masculino, feminino, singular e plural, enquanto a palavra Bem, por ser um advérbio, não muda de forma.
Tudo bem = está tudo bem, vai tudo bem, minha vida vai bem, eu estou bem, estou me sentindo bem. Tudo bom = está tudo bom, minha vida está boa, as coisas estão boas, meu dia está bom, eu estou bom. Conseguimos diferir situações em que utilizamos o advérbio bem e situação em que utilizamos o adjetivo bom.
30 curiosidades que você vai gostar
Significado de Bem
advérbio De maneira boa e adequada; adequadamente: ele trabalha bem.De modo saudável; que apresenta uma boa saúde: o paciente está bem.
Quando usamos essa forma, está implícito o verbo estar. Como bem é um advérbio, ele complementa o verbo, logo ele se refere a maneira como as coisas estão indo. ex: Está tudo bem na minha vida.
1) Saudação
Comece sempre com uma saudação que se adeque a relação que você tem com o outro. Termos como “Fulana, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, ” Caro Fulano, boa noite!”, sempre caem bem.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever. Mas, a seguir, vamos entender quando usar cada uma delas.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Significado de está bem: Expressão que pode significar aceitação ou apoio.
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso.
EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano. Olá, Fulano....
Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!
As duas formas são corretas.
...
Olá! Tudo bem?"Conheço você HÁ ou A pouco tempo"? ... Não sei POR QUE ou PORQUÊ? ... FORUM ou FÓRUM?
6 – “Tudo bem”: Essa é uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. “Tudo bem” significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar (muito caro) pela sua mancada.
Sinônimo de bem convenientemente, acertadamente, adequadamente, certo, devidamente, corretamente, satisfatoriamente, excelentemente, direito, habilmente, talentosamente. ... comodamente, à vontade, com saúde, em harmonia, confortavelmente, em paz.
Por vezes, bem é tido como uma espécie de coisas e, por outras, estas são tidas como espécies de bens. A fim de evitar esse conflito de conceitos, o Código Civil excluiu o vocabulário coisa de seus artigos, referindo-se apenas aos bens.”
O que são impactos ambientais diretos e indiretos?
Qual é o nome da organização brasileira responsável por aplicar as normas de qualidade?
O que vem depois do depósito judicial?
Quais os perigos de um curto-circuito?
O que significa F no processador?
Quanto tempo se passou de Adão até o dilúvio?
Quem está por de trás de Maurílio Império?
Qual operadora brasileira funciona na Europa?
Quanto é um IPVA de uma Land Rover?
Quanto é o vale alimentação de um vigilante?
O que é recurso ordinário no processo do Trabalho?
Qual o valor de uma sessão de radiofrequência?
Porque a criança fica chiando?