Como se faz a fundoscopia?

Pergunta de Gabriel Coelho em 23-09-2022
(13 votos)


Como se faz a fundoscopia?

Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).

Como funciona o exame fundoscopia?

O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado oftalmoscópio, o qual projeta um feixe de luz no interior do olhoe, mediante a reflexão dessa luz na retina, permite observar suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular.

Como usar o oftalmoscópio?

O aparelho oftalmológico possui um espelho angulado e uma luz que ilumina dentro do olho e a reflexão desta luz na retina permite a observação do fundo do olho.



O que pode ser alteração no fundo do olho?

As alterações de fundo de olho são semelhantes àquelas encontradas na OVCR, no entanto, tais alterações estão restritas à localização do ramos afetados. As complicações da ORV incluem neovascularização de retina e íris, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Quais os objetivos da oftalmoscopia?

Oftalmoscopia ou fundoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas). O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia.

Como é realizado o exame de fundoscopia?

Como é realizado o exame de Fundoscopia? Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).



Qual a importância da fundoscopia direta?

 Reconhecer a importância da fundoscopia direta para o médico generalista;  Aprender a técnica da fundoscopia direta;  Reconhecer um fundo de olho normal;  Reconhecer alterações patológicas em um fundo de olho. RELEVÂNCIA

Como é realizado o exame do fundo ocular?

O exame do fundo ocular é realizado habitualmente sem a dilatação da pupila, sendo utilizado mais frequentemente para a sua observação o feixe de luz redondo do oftalmoscópio. O feixe redondo de maior diâmetro utiliza-se para visualizar grandes áreas retinianas.

Qual a fundoscopia para pacientes com hipertensão arterial?

Em indivíduos com hipertensão arterial ou diabetes, uma fundoscopia cuidadosa pode trazer informações valiosas sobre a situação vascular subjacente. É interessante destacar que a fundoscopia é um método prático e fácil para se avaliar os danos em órgãos alvo, além de fornecer informações sobre a atividade e tempo de desenvolvimento dessas doenças.






Outras questões

Qual foi o último membro do BTS a ser revelado?

Como identificar um concorrente indireto?

Como é possível os interlocutores interferirem no grau de formalidade de um texto?

Como Imprimir em modo paisagem no Corel Draw?

Como os lipídios são classificados * sua resposta?

Como os meios de transporte e de comunicação pode ajudar nas áreas culturais?

Como saber se uma pessoa tem TDAH?

Qual o tamanho de uma imagem em alta resolução?

Como ser profissional no truco?

Como identificar um segundo monitor?

Como se tornar um mestre do capitalismo?

O que é ser um professor afetivo?

Qual é o segredo do sucesso financeiro?

Que fazer para o cachorro parar de cavar buraco?

Como se destacar no Instagram?

O que é ser uma pessoa punk?

O que precisa para ser propagandista?

Como se tornar um fiscal do Inmetro?

Como ser prestador de serviços Bradesco?

Quanto ganha um gestor de resíduos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com