Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).
O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado oftalmoscópio, o qual projeta um feixe de luz no interior do olhoe, mediante a reflexão dessa luz na retina, permite observar suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular.
O aparelho oftalmológico possui um espelho angulado e uma luz que ilumina dentro do olho e a reflexão desta luz na retina permite a observação do fundo do olho.
As alterações de fundo de olho são semelhantes àquelas encontradas na OVCR, no entanto, tais alterações estão restritas à localização do ramos afetados. As complicações da ORV incluem neovascularização de retina e íris, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.
Oftalmoscopia ou fundoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas). O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia.
Como é realizado o exame de Fundoscopia? Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).
Reconhecer a importância da fundoscopia direta para o médico generalista; Aprender a técnica da fundoscopia direta; Reconhecer um fundo de olho normal; Reconhecer alterações patológicas em um fundo de olho. RELEVÂNCIA
O exame do fundo ocular é realizado habitualmente sem a dilatação da pupila, sendo utilizado mais frequentemente para a sua observação o feixe de luz redondo do oftalmoscópio. O feixe redondo de maior diâmetro utiliza-se para visualizar grandes áreas retinianas.
Em indivíduos com hipertensão arterial ou diabetes, uma fundoscopia cuidadosa pode trazer informações valiosas sobre a situação vascular subjacente. É interessante destacar que a fundoscopia é um método prático e fácil para se avaliar os danos em órgãos alvo, além de fornecer informações sobre a atividade e tempo de desenvolvimento dessas doenças.
Quando Paulo Freire escreveu o livro Pedagogia da Autonomia?
Como Professor Xavier ficou cadeirante?
Quanto tempo para o Vitacid fazer efeito?
Como fazer a reprodução do peixe Kinguio?
Como saber se a empresa está declarando a Rais?
Como saber se a empresa tem dívidas com INSS?
Como saber se uma figura é simétrica?
Como fazer um EVA com glitter?
Como saber que a codorna vai botar?
Pode pintar a argila com tinta guache?
Como saber que a fermentação da cerveja acabou?
Como ir do loiro para o castanho escuro?
O que fazer para saber quem eu sou?
Qual tinta usar para pintar impressão 3D?
Quais são os sintomas da diarreia infecciosa?