“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. ... I – Em sua obra, Euclides da Cunha descreve o sertanejo como forte, embora tenha aparência e fisionomia fraca e afirma que somente um homem forte é capaz de sobreviver às adversidades do sertão.
O autor descreve as características físicas do sertanejo, como os seguintes trechos comprovam: "É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules Quasímodo, reflete o aspecto, a lealdade típica dos fracos. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente.
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
Euclides da Cunha utiliza o termo "Hércules-Quasímodo" para ressaltar a contradição aparente da própria existência do homem racialmente mestiço, que mesmo com aparência frágil, desgraciosa e fatigada, mostrou-se resistente, hábil e forte durante a guerra de Canudos.
Euclides da Cunha Já dizia, Euclides da Cunha em "Os Sertões", Euclides da Cunha que (:) o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Agora é hora de mostrar que o brasileiro também é.
Já dizia, Euclides da Cunha em "Os Sertões", Euclides da Cunha que (:) o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Agora é hora de mostrar que o brasileiro também é. Atenção à pontuação, ao uso de pronomes reflexivos e à organização e coesão das ideias nas frases.
Um semideus da mitologia grega, Hércules era conhecido por sua força e perfeição física, enquanto Quasímodo, protagonista do livro Notre-Dame de Paris, do autor francês Victor Hugo, é célebre por sua desfiguração corporal e variadas deformidades físicas.
Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente.
A força do herói mitológico Hércules e a fealdade de Quasímodo (referência à personagem monstruosa da obra “Notre-Dame de Paris”, de Victor Hugo), na visão do autor, são, juntas, a síntese do sertanejo que ele encontrou em Canudos.
O que falar em uma banca de TCC?
Quantas gramas de sulfato de alumínio para cada 1.000 litros de água?
É possível desligar uma usina nuclear a qualquer momento?
Quanto tempo dura o efeito do Ulthera?
Que dia foi lançada a música a queda?
Como é a visita na guarda unilateral?
Quanto custa 1000 litros de água da Sabesp 2021?
Quais os estilos de dança que estão na moda em 2021?
Quanto custa para arrumar a tela do celular Samsung J2 Prime?
Qual sedativo usado em cirurgia?
Como renomear fotos no macbook?
O que impede a nidação do endométrio?