Para o sociólogo alemão Max Weber, poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Essa imposição é direta e deliberada e pode ter aceitação como força de ordem ou não.
O poder só se exerce sobre “sujeitos livres”, enquanto “livres” — entendendo-se por isso sujeitos individuais ou coletivos que têm diante de si um campo de possibilidade onde diversas condutas, diversas reações e diversos modos de comportamento podem acontecer.
Nesse sentido, detém poder social aquele que consegue mobilizar a sociedade ou grupos sociais em torno de um projeto comum, influenciando a formação de ideias e opiniões.
Poder é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Uma relação de poder pode se formar por exemplo, no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outra pessoa.
O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.
No parágrafo único do artigo 1º é dito: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".
· a capacidade de um indivíduo influenciar uma ou mais pessoas é o poder interpessoal. Poder interpessoal é a capacidade de exercer influência interpessoal. · a capacidade de um grupo humano de influenciar uma ou mais pessoas é o poder social. Poder Social é a capacidade de uma coletividade realizar influência social.
A sociologia e a filosofia discutem formas e teorias sobre o poder, apresentando distintas definições, ao longo de séculos, de acordo com o cenário histórico, político e social de cada época. Leia também: Totalitarismo: regime político que centraliza as figuras de poder
Nesse sentido, detém poder social aquele que consegue mobilizar a sociedade ou grupos sociais em torno de um projeto comum, influenciando a formação de ideias e opiniões. Na teoria foucaultiana, podemos tomar como exemplo de poder o controle disciplinar exercido por relações sociais microfísicas dentro de instituições de confinamento.
No entanto, as relações de poder passam a ser amplamente discutidas a partir do século XVII, em meio à crise e ao início do declínio do antigo regime (as monarquias absolutistas).
Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico. Leia mais: Anarquismo – teoria política que visa à supressão do Estado e das instituições de poder
O que fazer durante um surto de esclerose múltipla?
É preciso retirar o chip para restaurar o celular?
Qual era o câncer de Françoise?
Como aplicar para Universidade de Cambridge?
Qual aplicativo responde suas perguntas?
O que significa uma pessoa Curatelada?
Quais os motivos para despejo de inquilino?
Como diluir hipoclorito para desinfecção Anvisa?
São características de um trabalho operacional?
Quais são os riscos da cirurgia ortognática?
Quantos Bitcoins são minerados por dia?
Qual unidade federativa menos povoada?
Quais os efeitos do chá de fita?