pa·jé jé 1. [Brasil] Chefe espiritual dos indígenas, misto de sacerdote, profeta e feiticeiro.
Mapulu
Descrição: Mapulu, a mulher pajé: a experiência Kamaiurá e os rumos do feminismo indígena no Brasil.
O pajem normalmente é um jovem serviçal, utilizado por príncipes ou guerreiros para acompanhá-los em campanhas militares. Há indícios de que os pajens eram utilizados por exércitos como espiões do terreno e dos exércitos inimigos. Usualmente montados em cavalos leves e armados também levemente devido a sua função.
vagem
Obsessão, obcecar e obcecado são exemplos de palavras que seguem o critério etimológico, pois obedecem à grafia latina, de onde provieram. Ocorre que obcecado e obsessão não têm a mesma origem, ou seja, não provêm da mesma raiz latina, diferentemente de obcecar e obcecado.
1 Etnol Entre os povos indígenas da família tupi-guarani, indivíduo responsável pelos rituais mágicos, com atribuições de invocar e controlar os seres espirituais, além de possuir poderes de cura e de fazer profecias.
Pajé é uma palavra de origem tupi-guarani utilizada para denominar a figura do conselheiro, curandeiro, feiticeiro e intermediário espiritual de uma comunidade indígena.
Relativo ao ajudante dos antigos cavaleiros, que carregavam suas armas.
substantivo masculino Jovem serviçal que, na Idade Média, fazia companhia ao rei, ao príncipe, ao senhor, à dama etc., prestando-lhes seus serviços.
Como conseguir um nome de usuário inativo no Instagram?
O que causou a nuvem de gafanhotos?
O que é uma realização pessoal?
Qual a causa da leucemia mieloide crônica?
Como estudar para prova de raciocínio lógico quantitativo?
Como ter emojis do iPhone no Android 2019?
Como acessar o webmail no celular?
O que é violência de gênero como é porque ela surge?
Como a água pode ser usada para produzir energia?
Como localizamos o apêndice xifóide?