O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida.
Num texto não dialogal, ou seja, em textos dominados por seq {#u|ü}ências descritivas ou narrativas ou instrucionais ou argumentativas, o locutor é a instância que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele a quem se dirige a enunciação. 2.1. O interlocutor pode estar explicitado:
Etimologicamente, a palavra interlocutor se originou a partir do latim interloqui, que pode ser traduzido como "intervir num debate". O principal sinônimo de interlocutor é colocutor.
Locutor é referente a qualquer falante, pessoa que emite ou apresenta comunicação, sem que esta seja diretamente destinada para um pessoa exclusiva. Interlocutor, por outro lado, consiste no indivíduo que fala com outro, havendo, assim, uma relação de reciprocidade na comunicação estabelecida entre ambos. Significado da Linguagem.
Muita gente confunde, mas interlocutor e receptor são a mesma coisa, uma vez que o interlocutor, além de se comunicar, também é aquele que recebe a comunicação alheia, logo pode ainda ser considerado um ouvinte. Etimologicamente, a palavra interlocutor se originou a partir do latim interloqui, que pode ser traduzido como "intervir num debate".
Porque não se pode comer miojo?
Qual a função de um circuito elétrico?
O que tem sido feito para lidar com problemas na educação?
Como calcular a potência nominal?
O que é um transplante de órgãos e tecidos?
Qual é o país que criou o handebol?
Quais são as evidências do aquecimento global?
Como substituir a palavra desafio?
Quanto custa reconhecer firma por autenticidade?
Com quantas semanas começa o terceiro trimestre?
Qual o sabor da Skol Beats GT?
Onde se processa a digestão autofágica?
Quais são os principais direitos dos trabalhadores?