2-) Homografia: Palavras com sentido diferente, fala diferente, mas se escreve igual.
Homografia: palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, nas que pronuncia de maneira diferente possuindo significado diferente.
Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».
Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia. Não pare agora...
São palavras que apresentam igualdade ou semelhança fonética (relativa ao som) ou igualdade gráfica (relativa à grafia), porém com significados distintos. Dada essa particularidade, temos que os homônimos se subdividem em três grupos.
29 curiosidades que você vai gostar
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
Lista de palavras homógrafas
acerto (correção) e acerto (verbo acertar);
acordo (combinação) e acordo (verbo acordar);
apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar);
boto (golfinho) e boto (verbo botar);
choro (pranto) e choro (verbo chorar);
colher (talher) e colher (apanhar);
começo (princípio) e começo (verbo começar);
Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes. Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.
Diz-se de ou palavra que, com sentido e pronúncia diferentes, se escreve do mesmo modo que outra (ex.: este |ê|, pronome demonstrativo e este |é|, nome que designa o ponto cardeal). Confrontar: homófono, homónimo .
Palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, mas que se pronunciam de maneira diferente, possuindo também significados diferentes.
Palavras homógrafas, também chamadas de homógrafos, são palavras que apresentam a mesma grafia, ou seja, são escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes.
A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas:
Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)
Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil)
Comprimento (extensão) e cumprimento (saudação)
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.
Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
Constituída de distintos significados, assim como a sonoridade, as palavras homógrafas são aquelas que apresentam a mesma grafia.
As palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética, porém a grafia e o significado são diferentes. Ou seja, elas possuem o mesmo som quando falamos, mas a escrita e a significação apresentam diferenças. Veja os exemplos: “Traz a minha mochila, por favor!” (verbo trazer)
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Homônimos perfeitos
Eu sempre cedo o lugar no transporte público para os passageiros especiais. Cedo = dar o lugar.
Não aproveita o dia porque não acorda cedo. Cedo = advérbio de tempo.
O verão deste ano promete! Verão = estação do ano.
Vocês ainda verão o meu sucesso! Verão= futuro do verbo ver.
Homônimos homógrafos são palavras que possuem escrita igual e som diferente. Assim, significa palavras com escrita igual. ... É importante frisar que os homógrafos podem ter acento ou não, o que importa são as letras iguais.
Como vimos, as palavras homófonas têm a mesma pronúncia. Exemplos: cela: cômodo pequeno / sela: assento usado para cavalgar. senso: sensato / censo: recenseamento.
Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente. Ainda falando do exemplo anterior, as palavras “vôlei, basquete e futebol” integram as modalidades esportivas que há - o que significa dizer que se trata da hiponímia.
A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos.
O que é uma pessoa que tem disciplina?
Quais são as três habilidades?
Qual o encontro consonantal da palavra advogado?
Qual o objetivo da norma NR 10?
Quais são as principais causas dos conflitos no mundo?
O que é um crescimento pessoal?
Como responder um E-mail dizendo que foi recebido?
Quantos litros de gasolina tem a reserva do Cobalt?
Como cozinhar e congelar beterraba?
Quando uma pessoa pode tomar alprazolam?
Quantos e quais são os conceitos de aprendizagem?
Como hidratar a pele de forma natural?
Quais são os tipos de risco que as normas de biossegurança visam evitar?
Quais são os efeitos colaterais da vitamina Lavitan?