Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
...
Exemplos com de segunda a sextaEu trabalho no escritório de segunda a sexta.A clínica está aberta de segunda a sexta.Visite a exposição de segunda a sexta.
Surge “de terça a sábado” ou “de terça a domingo”. Como se vê, não há artigo antes de nenhum dos substantivos empregados, ou seja, as construções são simétricas.
Nota: O atual Acordo Ortográfico afirma também que os dias da semana deverão ser escritos com letra minúscula e não com letra maiúscula.
...
Assim, segunda-feira e os restantes dias da semana deverão continuar sendo escritos com hífen:segunda-feira;terça-feira;quarta-feira;quinta-feira;sexta-feira.
Não ocorre a crase por um motivo muito simples: não há artigo definido antes de sexta-feira. Prova disso é que antes de segunda-feira, usamos somente a preposição “de”. Se houvesse um artigo para definir o dia da semana, deveríamos usar “da” (preposição “de” + artigo “a”).
a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.
45 curiosidades que você vai gostar
A palavra segunda-feira é um substantivo composto por justaposição das palavras segunda e feira: segunda + feira = segunda-feira. Segundo o novo acordo ortográfico, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma palavra com significado próprio.
Então, segunda é igual a segunda-feira. Se temos, em segunda e terça-feira, uma forma reduzida (segunda) e outra completa (terça-feira), não há razão para pluralizar a palavra “feira”, já que ela não se refere à primeira, que já tem sentido completo. Fica justificada, então, a forma correta: segunda e terça-feira.
Sem crase: de... a...
não ocorre crase porque não há a presença do artigo definido a. Havendo apenas a preposição de antes da palavra segunda, também há apenas a preposição a antes da palavra sexta, não havendo possibilidade de contração.
"Lojas abertas de domingo a domingo".
Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.
As abreviaturas recomendadas para os dias da semana pelo dicionário «Universal» da Texto Editora são. Seg., Terç., Qua., Qui., Sex., Sáb. e Dom.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
ref. Calendários semanais em língua portuguesa são usualmente representados de duas formas, de domingo a sábado e de segunda-feira a domingo, o mesmo ocorrendo com a língua inglesa, de sunday a saturday e de monday a sunday, e também com a língua espanhola, domingo a sabado ou de lunes a domingo.
Em um exagero de criatividade poderíamos eventualmente escrever "da 30/07/2010 à 21/08/2010", se estivéssemos nos referindo a "da (data) 30/07/2010 à (data) 21/08/2010", mas nunca com "de", como podemos ler no site acima.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Escreve-se, portanto, final de semana.
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
A abreviatura correta da palavra horas é um h minúsculo, que deverá ser escrito ao lado do número, sem espaço ou ponto abreviativo:7h.11h.13h.17h.21h.
O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não? ... Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
antes do segundo numeral, sem artigo algum: – … de segunda-feira a quarta-feira. – … de sexta-feira a domingo.
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até , desde , após , entre e para . De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Se temos primeiro-ministro (adjetivo e substantivo), devemos flexionar no plural primeiros-ministros , que serve de modelo para segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras .
Significado de Terça-feira
substantivo feminino Terceiro dia da semana contando a partir de domingo; dia entre segunda-feira e quarta-feira. expressão Terça-feira Santa. Terceiro dia da Semana Santa. Etimologia (origem da palavra terça-feira).
É exatamente o caso de segunda-feira e dos demais dias da semana com mesma estrutura: terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.
Como saber o número do cartão SalvadorCARD?
Como pagar boleto no Google Play?
Como saber o número do vale-transporte pelo CPF?
Quantos artigos existem em alemão?
Como negociar a compra de um carro à vista?
Como pagar o emplacamento online?
Como fica o licenciamento de veículos na pandemia?
Quanto é para fazer o Enem 2021?
Quais são as áreas do Gerenciamento da qualidade em projetos?
Como fazer ligação para outro Estado Nextel?
Como funciona o interruptor bipolar?
Como fazer marcação de sobrancelha com lápis?
Como ligar o fio no Receptaculo?