Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
Por exemplo, você pode escrever:Meretíssimo Sr. Juiz [Nome completo do juiz], Primeira Vara Cível da Capital – Pça. ... Abaixo do nome e do endereço do juiz, forneça a saudação adequada. A saudação apropriada para um juiz é "Meretíssimo Juiz" ou "Excelentíssimo Senhor Juiz", ou ainda "Vossa Excelência".
E, no que tange às autoridades do Poder Judiciário, confere-se o tratamento de Vossa Excelência para Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar. E juiz, aqui incluído, que tem por sinônimos magistrado e julgador.
“Vossa Senhoria” é o tratamento que deve ser empregado para as demais autoridades e para particulares.
35 curiosidades que você vai gostar
3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).
8º, para falar a um superior hierárquico, o (a) militar emprega sempre o tratamento Senhor ou Senhora, já no mesmo posto ou graduação, poderá ser empregado o tratamento você. Da mesma forma, o Art. 9º prevê que, para falar a um mais moderno, o superior emprega o tratamento você.
Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do vocábulo “meritíssimo” isoladamente. Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”.
Vossa Reverendíssima (V. Rev. ª): utiliza-se para se referir aos sacerdotes.
Qualquer pessoa que consulta e que conhece um advogado sempre o trata como “Doutor”. O juiz também é chamado de Doutor. ... Academicamente falando, esta é a forma de se conseguir o título de Doutor.
Enderece a carta ao "Excelentíssimo Senhor Juiz Federal de (local da jurisdição), Sr. (nome completo)" para um juiz federal ou "Excelentíssimo Senhor Juiz de (nome da vara ou do local da jurisdição), Sr. (nome completo)" para juízes locais ou estaduais.
Siga estas instruções para fazer a sua carta de pedido mais profissional e convincente.
...
Escreva um parágrafo para o corpo.Seja completo, mas breve. ... Seja direto e específico sobre o que você está pedindo. ... Seja cortês e use um tom adequado para o leitor.Seja real e mantenha suas emoções sob controle.
Como escrever uma carta de solicitaçãolocal e data;identificação do destinatário com uso adequado dos pronomes de tratamento;vocativo, para chamar o interlocutor e marcar o início da mensagem;corpo do texto, local onde se faz a solicitação, apresentando argumentos para justificar e convencer o destinatário;
O pronome de tratamento usado para tratar um promotor com cortesia e reverência é Vossa Excelência, com abreviatura V. Ex. ª. Segundo a Lei nº 8.625/93 Art.
Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.
Ligue para a Vara, fale que precisa despachar uma petição e verifique os horários de atendimento do juiz (alguns fazem pela manhã e outros somente a tarde). Se for processo eletrônico, já junte a petição nos autos. Chegue no horário.
Vossa Alteza - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a príncipes, princesas, duques e duquesas. V. M. Vossa Majestade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reis e rainhas.
Vossa Excelência: significado
Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade. É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos.
O superior hierárquico é aquele militar que ocupa posição mais elevada na hierarquia militar, como o Major em relação ao Tenente, nas instituições militares estaduais e no Exército; o tenente-brigadeiro em relação ao brigadeiro na Força Aérea Brasileira e o contra-almirante em relação ao capitão de fragata na Marinha.
Egrégio, colendo, areópago, pretório, douto, augusto
Todos esses termos, especialmente egrégio e colendo, são usados para se referir respeitosamente a tribunais e outros órgãos colegiados. São palavras comuns na linguagem jurídica.
Membro do STJ, STM, TSE e TST Vossa Excelência V. Exa. Senhor Ministro A Sua Excelência o Senhor Ministro... Membro do Tribunal de Contas da União Vossa Excelência V.
Há, porém, exceções: intransitivo – intr./int.; distrito – distr./dist.; etnografia – etnogr./etnog.; egrégio – eg., entre outras.
Passo a passo de como escrever uma cartaInicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita.Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário.Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.
A carta deve descrever o problema e as possíveis soluções, claramente.Step 1. Identifique o vereador que pode ajudá-lo. ... Step 2. Avalie o problema do qual quer tratar em sua carta. ... Step 3. Descreva as causas do problema. ... Step 4. Proponha uma solução. ... Step 5. Assine a carta e inclua seu endereço. ... Step 6.
Como funciona um transformador de tensão?
Como jogar Minecraft no navegador de graça?
Como o torno mecânico funciona?
O que se pode fazer em um torno?
Como digitar apóstrofo no teclado?
Como saber a frequência de celular da minha cidade?
Como se usa o teodolito caseiro?
Como faço para ver as coordenadas no Google Maps?
Como saber a matrícula da Compesa?
Como saber o CL da memória RAM?
Para que serve a base top coat?
Como saber a idade do doguinho?
Como funciona um transistor amplificador?
Como saber a melhor data de compra do cartão de crédito Bradesco?