A legislação brasileira exige que uma porção dos terrenos, tanto privados quanto públicos, seja permeável. Isso quer dizer que nestas áreas os fluidos poderiam escoar através dos sólidos. Ou seja, a água das chuvas poderia fluir adequadamente até lagos, rios e mares.
• ÁREA PERMEÁVEL
A área pemeável (em m²) consiste em toda parte do terreno que não possui revestimento de piso, permitindo que a água da chuva penetre no solo.
Em consequência, o sistema de drenagem pode sofrer sobrecargas uma vez que a capacidade de infiltração do solo é alterada e a pavimentação aumenta a velocidade de escoamento e as vazões de pico.
Para exemplificar, vamos utilizar novamente o terreno de 200m² com taxa de permeabilidade mínima de 15%, exigida pelo poder público. Ou seja, 200m² X 15% = 30m² será a minha área mínima permeável.
Basta multiplicar a área pela espessura do revestimento: 1 x 1 x 0,02 m = 0,02 m³. Convertendo para litros = 20 l/m², considerando os 20 mm de espessura do revestimento.
27 curiosidades que você vai gostar
Rende de 250 a 300 m2 por demão.
A impermeabilização dos solos aumenta o risco de inundações e de escassez de água, contribui para o aquecimento global, coloca em risco a biodiversidade e é motivo de especial preocupa- ção quando afeta terrenos agrícolas férteis.
O concreto permeável permite o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. A finalidade é absorver certo volume de água, fazendo a recarga do lençol freático, ou escoar essa água através de dutos e drenos posicionados abaixo do pavimento.
Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
O piso drenante de concreto é 100% permeável, o que permite que a água da chuva ou outros líquidos cheguem até o solo com facilidade. Essa característica do piso drenante ajuda a evitar enchentes, alagamentos e o acúmulo de lama.
Cálculo de permeabilidade da obra
A variação transita, geralmente, entre 15% e 30%. Assim, por exemplo, se a taxa é de 25% em uma área de 1.000 m², deve-se ter 250 m² livres de construção – percentual de área que poderia ser destinada a um projeto sustentável no local para a absorção natural de água.
Uma construção permeável é aquela que é irrigada por áreas de livre circulação, onde o fluxo de pessoas é facilitado e estimulado.
Os solos arenosos, são muitos permeáveis e por isso tornam-se secos e muito pobres. Os solos argilosos são impermeáveis, pegajosos ao tato e difíceis de trabalhar. Os solos húmicos/francos são semipermeáveis, retendo a água necessária ao desenvolvimento das plantas.
Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição. Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade. Solos que contêm mais argila, são chamados argilosos.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Aliado do meio ambiente, o concreto permeável tem grande capacidade de absorção de água da chuva. ... A definição que mais compreende o pavimento permeável é a que diz respeito aos espaços livres presentes em sua estrutura, afinal, é através deles que a água da chuva irá escoar e infiltrar no solo.
Concreto permeável é feito a partir de quantidades cuidadosamente controladas de água e os materiais de cimento usados para criar uma pasta que forma um revestimento de espessura em torno de partículas de agregado.
O concreto poroso, conhecido como concreto permeável ou porous concrete (POC), é um tipo especial de concreto destinado, principalmente para pavimentação bastante utilizado nos Estados Unidos e Europa, é composto por cimento Portland, materiais de graduação aberta, agregado graúdo, pouco ou nenhum fino, aditivos e água ...
A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.
A impermeabilização do solo significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Este processo acontece principalmente nas cidades, em razão do asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas, da própria construção de edificações e da cimentação dos quintais e jardins das casas.
A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água. Em termos práticos e de forma direta, é o que acontece quando uma região de terra e vegetação dá lugar ao cimento e outras formas de cobertura utilizadas em construções e que são comuns nos centros urbanos.
6. Consumo teórico aproximado: impermeabilizante parede quartzolit: de 0,300 a 0,350 kg/m2/demão.
Resposta: É a área tratada com revestimento permeável aplicado sobre o solo natural que permite a infiltração das águas, possibilitando a colocação de cobertura vegetal.
Como podemos instituir uma gestão verdadeiramente democrática nos espaços escolares?
Como a radiação é transmitida?
Quanto tempo demora para entrar o pagamento de um boleto?
Onde os recursos minerais são explorados?
Qual melhor hora para tomar melatonina?
O que é processo dissociativo?
Quais são as formas de intervenções de terceiros previstas no CPC 15?
Como imprimir frente e verso Google Chrome?
Quais são os motivos que justificam a intervenção federal em um determinado Estado?
Qual é a finalidade da leitura?
O que quer dizer carência utilizada no INSS?
Qual é a função das quelíceras?
Quanto tempo pode durar a icterícia?