O uso ideal dos suplementos alimentares é consumi-los com indicação e dose correta, seja para complementar a falha na alimentação ou suplementar nos casos de necessidade nutricional aumentada. A dose e a recomendação devem ser prescritas por um médico ou nutricionista.
Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis. Ou seja, o alimento é a matéria prima da qual o indivíduo irá extrair energia e nutrientes para assegurar sua saúde e seu desempenho físico. Existem situações nas quais só o alimento não consegue garantir essa oferta.
Os suplementos alimentares podem ajudar a melhorar o desempenho do corpo e da mente, quando combinado com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Os suplementos alimentares são ideais para complementar a dieta, equilibrando a boa alimentação com a prática regular de exercícios físicos.
Em geral todas as pessoas podem realizar a suplementação, seguindo a indicação de um profissional de saúde. É comum encontrar, por exemplo, pessoas que possuem dietas vegetarianas e veganas fazendo o uso da suplementação para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.
O que é um suplemento alimentar? Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
Se não houver orientação profissional, os suplementos podem causar doenças de pele, deficiência nos dentes, nos ossos e até intoxicação. Também podem provocar dor de cabeça, fadiga e tontura.
Os suplementos, a princípio, devem ser recomendados somente para atletas profissionais, gestantes e portadores de doenças gastrointestinais, enfermidade que pode dificultar a absorção de vitaminas no organismo.
Antes de tomar um suplemento alimentar, tenha em conta algumas das interações já conhecidas entre plantas presentes em suplementos alimentares e medicamentos. Ginkgo biloba, ginseng e vitamina E podem aumentar risco de hemorragias em indivíduos com terapêutica anticoagulante com varfarina;
Os tipos de suplementos alimentares que existem são: 1 Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar 2 Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular 3 Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer 4 Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento 5 Suplemento alimentar hormonal: regularizar os sistema hormonal
Não precisa de suplementos, basta deixar o estresse de lado. "Os suplementos que garantem o aumento de energia precisam de indicações e prescrições médicas. Para aumentar a energia de um modo natural e saudável, basta manter uma alimentação adequada, exercícios regulares, sono de boa qualidade e controle do estresse", explica.
Suplementos alimentares naturais. Os suplementos alimentares naturais são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista. Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, ...
Onde está localizado o pâncreas no corpo humano?
Pode colocar assadeira de alumínio no forno?
Qual profissão trabalha 6 horas por dia?
Qual o tratamento para inflamação?
Por que é importante ter humildade?
O que causa hipotermia em cães?
Quais são os 3 níveis de leitura?
Quantas vezes posso usar a mesma lâmina de barbear?
Como faço para pedir demissão imediata?
Quais são as 4 categorias dos jogos cooperativos?
Quais alimentos mais causam câncer?
Qual é a diversidade cultural do Rio de Janeiro?