Como adotar a linguagem neutra de gênero - Evite artigos ou pronomes que determinem gênero. Exemplo: Em vez de colocar “os participantes da reunião” ou “os líderes”, prefira “participantes da reunião” e “líderes”. - Use “pessoas” para substantivos que variam de acordo com o gênero.
Aqui vão algumas dicas para você incluir a linguagem inclusiva e neutra no seu cotidiano: Experimente usar nomes coletivos sem demarcação de gênero (Ex.: pessoal). Crie o hábito de preferir adjetivos sem demarcação de gênero (Ex.: incrível). Substitua nomes marcadores de gênero por nomes neutros (Ex.: estudantes).
A finalidade primordial da linguagem neutra é mostrar a desconstrução de gênero, o rompimento do binarismo nas formas escrita e falada.
A linguagem neutra propõe modificações na língua portuguesa para que a inclusão seja efetiva. Atualmente, o uso do X ou do @ nas palavras é desencorajado, já que pode dificultar a leitura, a pronúncia e até mesmo o entendimento.
O sueco foi a primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa por uma autoridade institucional. "Hen" pode ser usado para descrever qualquer pessoa, independentemente da identificação de sexo ou de gênero.
Por que usar a linguagem neutra de gênero? A linguagem não pode ser um instrumento de poder. Não podemos entender uma pessoa como melhor ou pior que a outra porque ela lê mais ou escreve melhor. Da mesma forma, ao escrever ou falar, não podemos excluir outras pessoas e nem fazer suposições que nem sempre são confirmadas.
Termos neutros quanto ao gênero, como cônjuge, podem ser substituídos ao discutir relacionamentos românticos, e irmãos, filhos e pais também são relações neutras. Embora alguns tenham sugerido a criação de novas palavras, nenhum termo neutro em termos de gênero realmente se destacou por descrever o irmão de seus pais.
A inserção de uma letra para caracterizar neutralidade, seria inicialmente, um estudo do campo linguístico para, só depois, ser integrado à gramática. De acordo com Salla, a falta de aceitação do novo Acordo Ortográfico, proposto em 2009, e que muda apenas 2% de palavras na língua, já prova quão difícil é fazer mudanças ortográficas na língua.
Como parar de comer por ansiedade?
O que é polifarmácia e suas consequências?
Quais são os principais personagens do livro A moreninha?
O que é a conservação da natureza?
Quantos anos Noé da Bíblia viveu?
Quais são os tipos de responsabilidade do Estado?
Com quanto de felicidade o riolu evolui?
Quais os tipos de memória explícita?
Com quantos meses os bebês começam a sentar?
Quanto à dependência de outro crime para existir?
Quanto tempo de viagem de portugal para o brasil?
Quantos dias a CPFL demora para ligar energia?
Qual o modelo ideal de biquíni para quem tem quadril largo?
Qual a cidade litorânea de Santa Catarina que faz divisa com o litoral Paranaense?