Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant'Anna, com a grande quantidade de ouro que foi extraído das minas, o Arraial, por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás.
Em 1739, dom Luiz de Mascarenhas elevou o Arraial de Sant'Anna à categoria de vila, com o nome de Vila Boa de Goiás. Dez anos depois, em 1749, Vila Boa é elevada a capital da Província de Goiás. A cidade se desenvolveu entre morros, ao longo do rio Vermelho.
Vila Boa surgiu com a chegada de algumas famílias à região, em busca de terras férteis. Os pioneiros foram Raimundo Paz da Costa, Luiz Ferreira de Castro e Boaventura da Silva Leite. O povoado passou a ser distrito da cidade de Formosa. Vila Boa tornou-se município em 1992.
Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada predominantemente pelos índios Avás-canoeiros (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani) e Tapuias. A descoberta de ouro em Minas Gerais foi o primeiro passo para o desbravamento da região do estado de Goiás.
De acordo com a história, Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como o Anhanguera, foi o primeiro bandeirante a ocupar Goiás. Entretanto, o Estado era conhecido e fazia parte da rota dos Bandeirantes já no primeiro século da colonização do Brasil.
Gradativamente, esses sertanistas passariam do bandeirismo de apresamento para o bandeirismo minerador, em busca de minas de ouro. É nessa época que se encontra a principal bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva. ... Admirados, os índios informaram o local e o apelidaram de Anhangüera (em tupi, añã'gwea), diabo velho.
Percebendo que as índias estavam adornadas com ouro, Bartolomeu ateou fogo em um pouco de aguardente a fim de amedrontar os índios e obriga-los a revelar o local onde estavam as jazidas. ... Bartolomeu Bueno da Silva, o pai, ganhou dos índios o apelido de "Anhanguera", que significa "Diabo Velho" ou "Espírito Maligno".
novembro de 1889
O Brasil passou ao regime republicano em 15 de novembro de 1889, fazendo de Goiás um estado.
Foi, inicialmente, chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira. Em 25 de janeiro de 1984, foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova que esse era o nome utilizado formalmente na década de 1980.
Em 25 de janeiro de 1984, foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova que esse era o nome utilizado formalmente na década de 1980. Aos poucos, o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do distrito, ficou, definitivamente, Distrito de Arraial d'Ajuda.
As origens históricas de Goiás estão diretamente ligadas à corrida do ouro empreendida pelos bandeirantes paulistas, em razão da qual o território goiano é esquadrinhado ao longo do século XVIII. 6.2 Violência contra a mulher em Goiás (1970-1981).
Tantas riquezas históricas contam com proteção e até reconhecimento internacionais. É o caso, por exemplo, da antiga Vila Boa, classificada pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial, em 2001. O Estado de Goiás possui ainda dois parques nacionais reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial: o da Chapada dos Veadeiros e o das Emas.
Qual é o elemento químico mais eletronegativo?
Como remover conta Google de celular formatado Samsung?
O que fazer quando se encontra uma cobra?
Como ver o resultado do Encceja 2017?
Como pegar o helicóptero da polícia no GTA San Andreas PS2?
Como passar um vídeo do YouTube para o iMovie?
Quais são os ataques do Vulpix de Alola?
Como a placenta humana é classificada?
Como ver contas em aberto na Naturgy?
Em que contexto se estabeleceu a reforma psiquiátrica?
O que significa a palavra grega episteme na filosofia?
Como fazer para pegar todos os canais na TV?