A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. ... É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil.
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. ... Em 1697, Charles (1628- 1703) Perrault traz a público Histórias ou contos do tempo passado, com suas morali- dades: Contos de Mão Gansa.
O início da literatura infantil pode ser marcado com Perrault, entre os anos de 16, com os livros "Mãe Gansa", "O Barba Azul", "Cinderela", "A Gata Borralheira", "O Gato de Botas" e outros. Depois disso, apareceram os seguintes escritores: Andersen, Collodi, Irmãos Grimm, Lewis Carrol, Bush.
Índia
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nómadas, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa. Hoje a dimensão da leitura infantil é muito mais ampla e importante, proporcionando um desenvolvimento social e emocional.
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. ... Os principais traços do leitor implícito do texto infantil são: um leitor em formação e com vivências limitadas por força da idade.
A literatura infantil surgiu somente no século 17, com a descoberta da prensa. As histórias infantis e os contos populares, no entanto, existem desde que o ser humano adquiriu a fala. Há notícias de histórias antigas na África, na Índia, na China, no Japão e no Oriente Médio — como a coleção de contos árabes As Mil e Uma Noites.
HISTÓRICA E DO CONCEITO MERCADOLÓGICO AO CARÁTER PEDAGÓGICO NA ATUALIDADE1 Aline Luiza da Silva2(Licenciatura em Letras/UNIVEM) Resumo O presente trabalho procurou percorrer a trajetória da literatura infantil desde sua origem histórica, observando o conceito mercadológico, sob o qual esta literatura foi ob-
O presente artigo propõe discutir a essência que constrói a literatura infantil, partindo de um estudo teórico de sua origem, entendendo que, para uma visão mais ampla é necessário desconstruir os conhecimentos do senso comum, partindo para a construção de um conhecimento científico sobre a literatura infantil.
A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.
Quanto tempo leva para carregar as pilhas da Sony?
Quais são os efeitos especiais do cinema?
O que significa a base da pirâmide etária?
Quando saber que é hora de ir embora?
O que acontece quando o catalisador está ruim?
Como se chama os fãs de Queen?
Como são produzidas as vacinas do Covid?
Como saber se o PC é compatível?
Como se chama as meninas que gostam de Naruto?
Como saber qual é o barramento da minha placa de rede?
Qual o material dos chinelos Havaianas?
Qual a altura certa do bigode?
O que é feito o empanado de frango?
Como saber se é tumor maligno?
Como é feito os feijões do Harry Potter?