Entenda as fases da desintoxicação do dependente químico
Faça atividade física. Movimentar o corpo também contribui para a eliminação das toxinas (por meio do suor, por exemplo), para a circulação do sangue e para a limpeza do organismo. E mais: os exercícios ajudam a direcionar a energia para algo que não seja o consumo de drogas — e isso também é muito válido.
Como desintoxicar o organismo após consumo de drogas e álcool?
Todos os tratamentos de um dependente químico e alcoólatras se iniciam com um período chamado de desintoxicação, em que o paciente para completamente de utilizar qualquer substância que vinha ingerindo. Nesse período, que dura cerca de 15 dias, todos os sintomas físicos da dependência serão eliminados.
O processo da crise de abstinência é cíclico e se torna vicioso. Ele inicia com o consumo de álcool ou drogas que provoca alterações no sistema de recompensa cerebral, através de seus efeitos agudos, então frente ao uso frequente e prolongado da substância, o organismo provoca neuroadaptações.
A desintoxicação do organismo é um processo natural e desta forma, ele pode ser feito em casa. A base da limpeza se dá por meio de uma dieta saudável, eliminando alimentos processados, açúcares e gorduras trans, inserindo alimentos ricos em nutrientes, além do aumento no consumo diário de água.
Portanto, uma pessoa que tem um consumo moderado de maconha, pode ficar com a droga no organismo de 7 a 13 dias. Quem faz uso mais frequente, fica, em média, 15 dias com a substância. Já quem tem um consumo intenso, pode ter a droga identificada na urina mesmo depois de, aproximadamente, 30 dias.
Especialmente nesse ponto, o auxílio médico é fundamental, pois há substâncias que, quando combinadas, provocam danos às vezes letais em um organismo. É papel da equipe médica que assiste um dependente químico recomendar os medicamentos mais adequados para seu tratamento.
Isso porque um organismo adicto também manifesta efeitos colaterais quando há abstinência da substância que lhe causa essa dependência. Uma pessoa em crise de abstinência pode ter sintomas e reações imprevisíveis, que vão desde o descontrole emocional até a agressividade.
Algumas pessoas até conseguem abandonar a dependência química por conta própria, mas, como você viu no tópico anterior, esse é um procedimento bastante arriscado, tanto por conta dos efeitos colaterais da abstinência – inclusive risco de morte -, quanto pelo risco do indivíduo voltar a consumir essas substâncias de forma ainda mais intensa.
Quais são os indicadores de desempenho mais comuns na indústria?
Onde podemos aplicar pesquisa operacional?
O que causa uma inflamação no pâncreas?
Qual a melhor cachaça para se tomar?
Qual cotação usar compra ou venda?
Como é feito o cálculo de gratificação?
Como dar boot no notebook da Samsung?
Quais KPIs são importantes e como mensurá los?
Quais os cuidados que devemos ter com o peixe beta?
Quais são os 5 picos mais altos do Brasil?
Onde o dia é mais longo no Brasil?
O que é Hamburgueria artesanal?
Quanto equivale 1 xícara de leite em pó?
Quais os tipos de receptores que os fármacos podem interagir?
Quanto menor o índice terapêutico maior será a margem de segurança da substância em questão?