A preposição “a” é uma das mais ricas de significado da Língua Portuguesa. Ela se liga a centenas e centenas de termos e representa inúmeros significados. Na frase apresentada, há dois termos regentes da preposição “a”: “liberar” e “fazer”: Quem libera, libera algo a alguém; Quem faz, faz algo a alguém.
Veja alguns exemplos:
Sabe-se que a função da preposição "a", como também de qualquer preposição, é unir duas palavras (verbos a substantivos, substantivo a substantivo etc).
O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.
a: é usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo. Ex.: “A bicicleta é bonita.”; “A Catarina não foi simpática.”; “Eu vi a cobra.” á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página.
Quando se usa o "em" e o "no"? Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».
Como vimos acima, a preposição de abarca várias relações e pode, em vários contextos, substituir outras preposições ou também ser substituída. A preposição em desempenha um papel importante na descrição de ambientes e cenários.
Como comentado, preposições são um grupo de palavras invariáveis, tendo como função estabelecer uma relação de dependência, ou seja, de subordinação entre duas palavras ou orações.
A preposição “em” pode ter diferentes empregos e significados, que dependem de sentidos contextuais de cada enunciado. Observe o uso da preposição “em” nos enunciados abaixo: (1) Estamos em casa. (2) Entregaremos o projeto em um mês. Como você pode notar, em (1), a preposição “em” denota o lugar onde se encontra alguém, mas, em (2), ...
Elas sempre devem ser terminadas por uma preposição, veja os exemplos: Abaixo de, acima de, a fim de, além de, antes de, até a, depois de, ao invés de, ao lado de, em que pese a, à custa de, em via de, à volta com, defronte de, a par de, perto de, por causa de, através de, etc.
Preposição de tempo: “ficarei por 5 dias”. São a união de duas ou mais palavras, em que pelo menos uma delas deve ter o valor de proposição, ou até mesmo mais de uma. Elas sempre devem ser terminadas por uma preposição, veja os exemplos:
Como calcular a quantidade de comida de cachorro?
Que horas tem ônibus de São Paulo para Atibaia?
Quanto custa a passagem para Guanambi?
Como se escreve 06 0-0 em inglês?
Como escrever 2 metros quadrados?
Como Escrever R$ 10.000 no cheque?
Como liberar todos filmes Netflix?
Como se escreve 7000000 2005 em Romano?
Como faço para ir para Pandaria?
Como se escreve 2009 em babilônico?