Outros dois fatores históricos contribuem para o processo de favelização no Brasil, a saber a urbanização e a industrialização. A intensa urbanização do país ocorrida durante o século XX, associada ao processo de mecanização do campo, contribuiu para a ocorrência de um fenômeno chamado êxodo rural.
Com o processo de favelização há acumulação de problemas urbanos, como a falta de infraestrutura, ausência de saneamento básico, perigos ligados a catástrofes naturais como escorregamentos superficiais de terra, alagamentos, soterramentos, etc.
Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.
Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões.
As principais medidas de combate a favelização envolvem o planejamento urbano, ações sociais, criação de escolas, geração de empregos, integração urbana das comunidades faveladas e remoção nos casos extremos, bem como o estabelecimento de infra-estruturas habitacionais e de transporte público.
As favelas são caracterizadas por abrigarem pessoas de baixa renda e com baixa qualidade de vida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Esse tipo de habitação é resultado de vários fatores, entre eles: industrialização, mecanização do campo e crescimento vegetativo da população urbana.
O processo chamado de favelização está relacionado ao início de construções de moradia localizadas em áreas impróprias, que foram sendo levantadas ao longo dos processos de urbanização na história, decorrente de diversos fatores, dentre eles a falta de acesso a moradias, questões econômicas, dentre outros.
A favelização é um problema socioeconômico causado pela estagnação econômica, pelo desemprego, pela falta de planejamento urbano, por desastres naturais e pelas guerras. Ao contrário do que se pensa, a favelização não decorre do excesso populacional, mas do crescimento desordenado das cidades ( Macrocefalia Urbana ), ...
As principais medidas de combate a favelização envolvem o planejamento urbano, ações sociais, criação de escolas, geração de empregos, integração urbana das comunidades faveladas e remoção nos casos extremos, bem como o estabelecimento de infra-estruturas habitacionais e de transporte público.
A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização. A relação entre a industrialização e a formação de favelas situa-se, principalmente, a partir da constituição do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para a cidade.
Pode comer carne no domingo da Quaresma?
Pode comer lentilha na virada do ano?
Como fazer Brat de acidente de trânsito?
Quando é feito o interrogatório do acusado?
Porque os piscianos são tão especiais?
O que fazer para criança se adaptar na creche?
Qual é a desvantagens do plástico?
Quais os tipos de regime jurídico?
O que faz mudar a curva de demanda?
Qual a origem do Microagulhamento?
Por que o desperdício de alimento prejudica o meio ambiente?
Quanto ganha um engenheiro da Boeing?
O que é considerado o fenômeno do decaimento?
Como podemos conceituar a temperatura?