Processo de fabricação é um processo em que se transforma matéria prima em um produto acabado, seguindo planos bem organizados, intrinsecamente ligado ao conceito de manufatura. ... Existem diversos processos de fabricação. Podem ser classificados em: usinagem, soldagem, fundição, metalurgia do pó e conformação mecânica.
De um modo geral eles compreendem as etapas de preparação da matéria-prima e da massa, formação das peças, tratamento térmico e acabamento. No processo de fabricação muitos produtos são submetidos a esmaltação e decoração.
Etapas da fabricação Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.
O processo de produção de papel compreende três etapas: (i) a formação das florestas e seu corte; (ii) a produção da celulose; e (iii) a produção do papel.
A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais: Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas); Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso.
Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.
Processos de Fabricação Mecânica Bibliografia básica: –DINIZ, Anselmo Eduardo; MARCONDES, Francisco C. e COPPINI, Nivaldo L –“Tecnologia da Usinagem dos Materiais”, Editora Artliber. –FERRARESI, D.- “Fundamentos da Usinagem dos Metais”, Vol. 1, Ed. Blücher. Fabricação -ato de transformar matérias-primas
O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações. As matérias-primas sintéticas geralmente são fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.
Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricação de produtos cerâmicos é a dosagem das matérias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulações de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos de massas são preparados de acordo com a técnica a ser empregada para dar forma às peças.
Existem diversos processos para dar forma às peças cerâmicas, e a seleção de um deles depende fundamentalmente de fatores econômicos, da geometria e das características do produto. Os métodos mais utilizados compreendem: colagem, prensagem, extrusão e torneamento.
Qual a diferença de orientador e coordenador pedagógico?
Quem se curado da hepatite C pode beber?
Quais são as três orientações de planejamento estratégico?
Qual a relação entre jacobinos guilhotina e Terror?
Quais são as profissões do setor terciário?
Qual o site para fazer a rematrícula online?
Como saber se meu CNPJ está irregular?
Quando cabe impugnação a penhora?
Quais são os 3 tipos de cabine de proteção biológica?
Quais as consequências da sepse?
Quais gráficos podem representar uma função?
O que fazer quando está com nevralgia nos dentes?