O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc). ... Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas.
A soma dos processos de crescimento e desenvolvimento da planta recebe o nome de ontogênese, ou seja, o conjunto de processos que formam um indivíduo adulto. A velocidade desse desenvolvimento pode ser bem representada por uma curva em “s” (sigmóide).
A germinação é o meio pelo qual a planta se reproduz, ou seja, é o início de uma nova planta a partir da semente. Durante a germinação, o caule se forma para cima e se desenvolve formando as folhas que produzem o alimento para a planta. Já a raiz cresce para dentro da terra.
o crescimento ocorre com o aumento das células através da divisão celular, e também dos vacúolos, quando a célula é jovem.
Os pontos onde o crescimento ocorre são: meristemas apicais tanto das raízes como da parte aérea (gemas); em todas as plantas superiores. parte superior dos nós das monocotiledôneas; base das folhas das gramíneas; cambio vascular - crescimento lateral ou crescimento secundário das dicotiledôneas.
Quando as células do embrião, que ficam no interior da semente, receberem o oxigênio, água e a temperatura, começam a se desenvolver, dando origem à radícula, que é a primeira estrutura que sai da semente. Ela nada mais é do que a futura raiz da planta.
Crescimento aberto: Ao contrário da maior parte dos animais, a maioria das plantas não apresenta uma fase de crescimento determinada, podendo crescer indefinidamente por modularidade, podendo variar de acordo com fatores internos e externos.
O crescimento pode ser analisado sob vários aspectos. Por exemplo: medir o crescimento da planta em altura, ou o crescimento do seu diâmetro, ou mesmo de partes ou órgãos da planta (crescimento alométrico).
A participação das crianças no cultivo das plantas pode ser o ponto de partida para uma relação amistosa entre esses futuros adultos e o meio ambiente. Além disso, pode gerar uma série de outros benefícios oriundos desse contato, como a redução do estresse. Além disso, crianças adoram criar coisas com as suas mãos.
Movimentos de crescimento e curvatura das plantas: Plantas de Dias Longos (PDL): Este tipo de planta floresce quando está exposta a um fotoperíodo superior de um valor crítico, denominado fotoperíodo crítico. Exemplos: espinafre, rabanete, aveia, chicória, etc.
Como trabalhar o dia do estudante nas aulas remotas?
Como trabalhar emojis na educação infantil?
Como trabalhar o Dia dos Pais na escola nos dias atuais?
Como explorar os cinco sentidos na educação infantil?
Como falar de morte com alunos?
O que o ECA fala sobre a educação infantil?
O que é melhor tecnólogo ou bacharel?
Qual o melhor 4 ohms ou 8 ohms?
Como transformar colchão de casal em sofá?
Como transformar banheiro pequeno gastando pouco?
Como converter um conjunto de imagens em PDF?
Como transformar um baú de caminhão em casa?
Quais os tipos de leucócitos encontrados no sangue e suas respectivas funções?
Como transformar meu celular em celular gamer?
Como transformar uma aula presencial em EAD?
Como usar argila para planta artificial?