Regulação do pH renal Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO3− que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO3− é equivalente a excretar H+ livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base.
Regulação do pH pulmonar A diminuição do pH é detectada por quimiorreceptores arteriais e causa aumento do volume corrente ou da frequência respiratória; CO2 é exalado e o pH do sangue se eleva. Em contraste com o tamponamento químico, que é imediato, a regulação pulmonar ocorre em minutos a horas.
O sistema respiratório é o principal controlador dos níveis de pH sanguíneo. O aumento da concentração de dióxido de carbono no sangue provoca aumento de íons H+ e, consequentemente, da acidez. Da mesma forma, a diminuição dos níveis de dióxido de carbono leva a um aumento da alcalinidade do sangue.
As alterações do equilíbrio ácido-base correspondem, em essência, às variações da concentração de íon hidrogênio no san- gue. O aumento da quantidade de íons hi- drogênio, reduz o pH e, portanto, produz acidose. A redução da quantidade de íons hidrogênio, aumenta o pH e, ao contrário, produz alcalose.
Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico (H2CO3) reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
Mecanismo de regulação respiratória do pH, através da variação da eliminação do CO 2. A concentração de íons hidrogênio do sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilação alveolar, através do centro respiratório. Esta estrutura do sistema nervoso central se comporta como um “sensor” do pH do sangue.
Os rins eliminam material não volátil que os pulmões não tem capacidade de eliminar. A eliminação renal é de início mais lenta, toma-se efetiva após algumas horas e demora alguns dias para compensar as alterações existentes. A eliminação de bases e seus cátions é feita exclusivamente pelos rins.
Por exemplo, para atingir a homeostasia, deve existir um equilíbrio entre a entrada ou produção de íons hidrogênio e a livre remoção desse íons do organismo. E, como é verdade para outros íons, os rins desempenham um papel-chave na regulação da remoção do íon hidrogênio.
Com o aumento do pH arterial ocorre um aumento da disponibilidade intracelular de íons Hidrogênio, elevando assim a sua secreção para o lúmen tubular. Como cada íon H+ secretado resulta na adição de um íon bicarbonato ao plasma, o pH do sangue tende a se normalizar.
O que fazer em um jantar romântico?
O que passar no couro do headset?
Como ficou a situação dos habitantes da Américas após a chegada dos europeus?
Quanto de vitamina B12 nutricionista pode prescrever?
Como preservar a vida útil da bateria do seu celular?
O que é uma instalação de esgoto?
Como fazer a água de arroz para o cabelo?
Como conservar as flores secas?
Qual o objetivo de estudar a língua portuguesa?
Como conservar documentos históricos?
O que significa presentear com suculentas?
Quais hospitais atendem Bradesco Nacional Flex?
Como assar picanha igual churrascaria?
Como funciona o aplicativo Meet no celular?
Como se administra lá anfotericina B?