A mobilidade social é um elemento característico do capitalismo. Isso porque é esse sistema econômico que estrutura a sociedade em grupos utilizando como critério o acúmulo de capital financeiro. Antes disso, no período feudal, a divisão dos estamentos (rei, nobres, clero e povo) era fixa.
Conforme a definição do sociólogo Anthony Giddens, mobilidade social é o “ deslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes ”. Esse movimento de indivíduos ou famílias dá-se dentro do sistema de classes sociais, estruturado conforme as categorias socioprofissionais.
Além dessa classificação, a mobilidade também pode ser: Políticas Públicas de desenvolvimento educacional, social e cultural, tem permitido cada vez mais, a mobilidade social no Brasil, embora ainda exista muita desigualdade, gerada pelas diferenças entre as classes sociais. Este conteúdo foi útil? Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
No entanto, assim como outros pesquisadores do tema, a Oxfam indica que o investimento nos serviços públicos e, principalmente na educação, é o caminho mais eficaz para mudar esse quadro. No Brasil, a mobilidade social tem aumentado progressivamente, sofrendo grandes alterações na última década.
Tal mobilidade pode se dar em dois sentidos: de forma ascendente (quando há um aumento nos ganhos financeiros e, consequentemente, um maior acesso a bens e serviços) ou, no sentido contrário, de forma decrescente.
Como se dá o reconhecimento das nulidades na primeira e segunda instância?
Qual é a origem do Serviço Social?
O que um processo de criação de cultura?
Quando o juiz concede o perdão judicial significa que?
Qual é a estrutura responsável por permitir o transporte ativo?
Quais os estágios do processo do consumo?
O que significa oração de guerra?
Como é realizado o processo de qualificação da autoclave?
Como melhorar um produto que já existe?
Qual o sentido da brincadeira da lua?
Como salvar uma página da web como PDF?
Quando usar o termo grifo nosso?