Os verbos de estado que compõem predicativos são chamados copulativos: ser, estar, permanecer, ficar, etc. Os linguistas preferem dizer que o sujeito de uma frase copulativa não é argumento do verbo copulativo: «Maria é dona de uma loja de cosméticos.» «Marta anda triste.»
* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Você pode reconhecer um verbo de estado pelo seu aspecto verbal, seu sentido. O seu aspecto é durativo e pode indicar um aspecto existencial, como de vivência, existência, um aspecto locativo, de conhecimento, de lugar, percepção, experimentação anunciada ou subjetividade.
ESTUDANDO SOBRE VERBOS Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,... Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,... Observe que estes verbos são conjugados somente em 3ª pessoa. Exemplos: Chove muito lá fora.
ESTUDANDO SOBRE VERBOS Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,... Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,... Observe que estes verbos são conjugados somente em 3ª pessoa. Exemplos: Chove muito lá fora.
Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal. Alguns exemplos de verbo de ação são: sair, bater, ir, vir, beber, gritar, entre outros. O verbo de ação tem, no mínimo, um argumento, ou seja, algo que lhe complete o significado.
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.
Características de um verbo de estado: Expressam uma propriedade de uma condição ou de uma situação localizada no sujeito: apresentam situações não dinâmicas, pois os envolvidos no processo verbal não sofrem qualquer alteração - por essa razão o argumento desse verbo é inativo: «A caixa mede 12cm x 6cm x 4cm.»
Os verbos de estado que compõem predicativos são chamados copulativos: ser, estar, permanecer, ficar, etc. Os linguistas preferem dizer que o sujeito de uma frase copulativa não é argumento do verbo copulativo:
Para saber se um verbo é de ligação, verifique se ele pede ou não complemento. Em caso afirmativo, ele será classificado como transitivo. Se indica ação, não será classificado como verbo de ligação. Observe os exemplos, fazendo a pergunta ao verbo:
Verbo Saber. Conjugação de saber em todos os tempos verbais; presente, passado e futuro. Indicativo: sei, sabes, sabe, sabemos, sabeis, sabem
O que significa a palavra Recamara na Bíblia?
Como deve ser realizado o processo de higienização em escala industrial?
Como as cargas da alvenaria estrutural são transferidas para as fundações?
Como fazer cálculo de juros anual?
Quantos centímetros tem um esquadro de 45 graus?
O que significa MLO na mamografia?
Como tirar identidade em Alagoas?
Qual o melhor material de prótese dentária?
Como posso solubilizar o enxofre?
O que o biomédico faz no Banco de Sangue?
Como são classificadas as necessidades dos agentes econômicos?
Como se define a lateralidade?
Como fazer soro caseiro para pessoas com diabetes?
Qual grau de astigmatismo é alto?
Quanto tempo vale um seguro de vida?
Qual o melhor horário para usar a máquina de lavar para economizar energia?