A coesão social, essencialmente, é o que mantem um grupo social unido e operando de forma constante dentro da sociedade. Ela tem a ver com a identidade que um grupo é capaz de criar e reproduzir para si e para os outros, e também tem a ver, então, com suas normas e valores, que o caracterizam.
A coesão social foi definida por sociólogo e filósofo francês Émile Durkheim como o grau de consenso dos membros de um grupo social ou a percepção de pertencer a um projeto ou situação comum. Isso significa que as relações são consensuais, percebidas como justas entre os grupos que governam e os que são governados.
O CONCEITO DE COESÃO SOCIAL Segundo Durkheim (2), quanto menor for à divisão do trabalho nas sociedades, maior será o vínculo dos indivíduos com o grupo social.
Durkheim observa a coesão social, ou seja, o grau de integração de cada sociedade. Em sociedades que desenvolveram muito a divisão do trabalho predomina uma dinâmica dupla. Ao mesmo tempo em que ocorre uma diferenciação profissional, cria-se uma interdependência funcional entre os indivíduos.”
Coesão social é um termo da Sociologia que representa política de cooperação adotada pela União Europeia, por exemplo, que reúne e analisa ações nas áreas social, econômica e territorial impostas sob regulamento comum para todos.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Nesse sentido, a coerção social é caracterizada pela pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo (Tema muito presente na Sociologia de Durkheim e de Foucault). Tal repressão manifesta-se por meio das leis e as normas sociais.
Ambas as frases são equivocadas. O conceito sociológico de coesão social (mais comum e utilizado) está relacionado a uma espécie de estado pelo qual os indivíduos mantém-se unidos, integrados em um grupo social, ou, simplesmente, o estado de integração coesa do grupo social.
A coesão social pode ser trabalhadas em grupos menores da sociedade, mas é mais correto buscar percebê-la para uma sociedade em si. Como a sociedade pode ter subgrupos muito plurais, a forma de manter controladas as diferenças também entra no debate sobre coesão social.
A coesão das sociedades tradicionais deriva do seu compartilhar de costumes, valores, normas e crenças sociais, de forma que ela é bastante homogênea. A nova coesão que surge para as sociedades modernas deriva do oposto.
Os tipos de coesão são importantes para encadear argumentos de maneira lógica . Quando bem empregados, contribuem para a coesão global do texto. Ouvir: Tipos de coesão. Estruturando o texto: Tipos de coesão
O que é linguagem comum em matemática?
Qual o pH ideal para cabelos com química?
Qual é o significado do nome Caetano?
Quais foram as consequências do imperialismo no século XIX?
Quantas gotas de limão na água?
Como fazer o cálculo do seguro desemprego?
O que acontece quando a vela do Anjo da Guarda apaga?
Como demitir um funcionário com estabilidade?
Qual é a unidade de medida fundamental?
Como aumentar a resistência à dor?
Como e onde surgiu o Realismo?
Para que serve o flexor deitado?
Quais as principais funções dos macrófagos e neutrófilos?
Porque apenas uma pequena parte da água doce do planeta está disponível para consumo?
Quais as principais datas históricas de Alagoas?
Como saber se a pessoa é reservada?