A administração da sociedade anônima compete ao conselho de administração e diretoria, ou somente à diretoria, caso não haja conselho de administração. As companhias também devem ter um conselho fiscal, de funcionamento permanente ou não, com funções de fiscalizar a companhia e os atos praticados pelos administradores.
Nos termos da Lei de Sociedades Anônimas, a administração da Companhia cabe ao Conselho e à Diretoria ou somente a Diretoria, nas empresas as quais a constituição de Conselho é facultativa ou quando não o tenha sido constituído.
A administração de uma sociedade é efetivada através dos administradores que são órgãos da sociedade que exercem, a par de uma tarefa de gestão, a apresentação da sociedade para com terceiros. Os administradores estão obrigados a respeitar os limites que o ato constitutivo impõe ao exercício de suas funções.
O administrador terá o dever de restituir ou pagar o equivalente à sociedade dos bens ou créditos que aplicar em proveito próprio ou de terceiros, além de arcar com os prejuízos que causar, sem o consentimento por escrito dos sócios (art. 154, parágrafo 2º, Lei das Sociedades Anônimas).
DEVERES DO ADMINISTRADOR NA SOCIEDADE ANÔNIMA E A AÇÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRA ELE. O administrador tem o dever de cuidado e diligência na gestão dos negócios da sociedade, pautando-se na lei, no estatuto e nos interesses da companhia.
39 curiosidades que você vai gostar
O art. 155 trata do dever de lealdade ao dispor que o administrador deve servir com lealdade à companhia e manter reserva sobre os seus negócios. A esse dever vincula-se a proibição da obtenção de vantagens pessoais em razão das funções que exerce, inclusive aquelas decorrentes de utilização de informação privilegiada.
Um administrador tem múltiplas responsabilidades e funções dentro de uma empresa — ele é responsável por liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e controlar recursos internos, como tempo, finanças e materiais.
Além disso, seu corpo deve ter renovação obrigatória de, no mínimo, 1/3 do grupo – e isso vale a cada eleição. Assim como os conselheiros de uma sociedade anônima, a função do conselho é maximizar o retorno sobre o investimento, zelando pelos valores da cooperativa.
Nas sociedades anônimas, a responsabilidade dos acionistas é limitada à sua participação no capital social. ... A Lei das S.A prevê as hipóteses em que os acionistas devem responder pelas perdas e danos que seus atos provocarem à companhia, aos demais acionistas ou a terceiros.
O que precisa para registrar ata de condomínio?
O que significa está assolando?
Como nomear segmentos de reta?
Qual a unidade do módulo de elasticidade?
O que é banca examinadora de concursos?
O que pode ser queimação nas mãos e pés?
Como foi construído o tabernáculo?
Quais os principais tipos de industrialização?
Quando e como surgiu o basquete em cadeira de rodas?
O que se aprende em uma faculdade de Arquitetura?
Onde ver os amigos adicionados recentemente no facebook?
Quanto tempo dura uma cirurgia de enxerto ósseo?
Quais os dois tipos de morte celular é a diferença entre eles?
Valores de referência gasometria venosa?