A indicação de tratamento da depressão maior unipolar na gestação é estabelecida conforme a gravidade do quadro depressivo: está indicado psicoterapia em casos leves a moderados (cinco a seis sintomas depressivos e sem sinais de gravidade) e farmacoterapia em casos graves (sete a nove sintomas depressivos).
A depressão não tratada pode potencialmente trazer riscos para a mãe e para o bebê. A depressão não tratada pode levar a quadros de desnutrição, alcoolismo, fumo, uso de drogas ilícitas, comportamento suicida, etc. Todos estes problemas podem desencadear um parto prematuro, ou restrição de crescimento do bebê.
Grávidas com depressão leve ou moderada deveriam evitar tomar antidepressivos. Essa é a nova orientação que será adotada pelo órgão que dá diretrizes aos médicos britânicos, que antes alertava para o risco de um só tipo desse medicamento.
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (como fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram e escitalopram) são considerados relativamente seguros durante a gestação.
Assim, se a mamãe está muito triste ou deprimida, o bebê consegue sentir. Esse estado emocional afeta o desenvolvimento do bebê durante grande parte da vida. Em longo prazo, ter uma mãe deprimida pode causar problemas neurológicos e transtornos psiquiátricos, afirma Sandman.
O tempo para a concepção pode ser maior para as mulheres que usam medicamentos antidepressivos, mas os medicamentos não têm impacto nas taxas de nascimento ou risco de aborto, de acordo com uma nova pesquisa financiada pelo National Institutes of Health (NIH).
Por apresentar baixo risco obstétrico3, a Fluoxetina, pode ser indicada para tratar a depressão durante a gravidez – FDA risco C1.
Os antidepressivos mais comumente receitados para depressão na gravidez são os chamados inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). São remédios que têm o melhor histórico de segurança na gestação, assim como menos efeitos colaterais registrados. Deste grupo fazam parte a fluoxetina, a sertralina, a paroxetina e o ...
O diagnóstico da depressão na gravidez é feito pelo médico a partir da observação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher. A partir do momento que é feito o diagnóstico, é possível iniciar o tratamento que muitas vezes é feito por meio de psicoterapia.
Socialmente, podemos até tentar mascarar sentimentos negativos, por acreditar que a gestação deveria ser só um período de alegrias, ou por assumir que a tristeza não passa de mais uma daquelas famosas variações de humor que geralmente afetam as grávidas. Mas depressão clínica não é "frescura ou coisa de grávida".
A depressão na gravidez jamais deve ser ignorada, até porque um quadro extremo não tratado também pode prejudicar o feto e levar a episódios depressivos no pós-parto.
Qual é o significado da palavra espessa?
Como a radiação pode ser utilizada na saúde?
Quais são os principais fluxos migratórios no Brasil atualmente?
Qual a diferença do pneu Goodyear Eagle Sport e Direction Sport?
O que é mais caro quartzo ou mármore?
Quando devemos utilizar uma pesquisa qualitativa ou quantitativa?
Por que a educação no Brasil não funciona?
Para que serve a vitamina E acetato de Racealfatocoferol 400 mg?
Qual tonalizante tira o avermelhado do cabelo?
Como começar a ter flexibilidade?
Precisa de CPF para fazer depósito bancário?
O que significa cada botão do ar condicionado?
Como eliminar baratinhas caseiras?
Onde são encontrados os cristais?
O que significa objeto em rota?
O que é acabamento e polimento?