Como se conta o prazo decadencial no direito tributário?

Pergunta de Davi Hélder Miranda de Garcia em 31-05-2022
(72 votos)

"Quando não houver declaração do débito, o prazo decadencial quinquenal para o Fisco constituir o crédito tributário conta-se exclusivamente na forma do art. 173, I, do CTN, nos casos em que a legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa".

Como contar o prazo decadencial?

173, do CTN, segundo o qual, o prazo decadencial se inicia a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.


Qual o prazo decadencial do crédito tributário?

são de 5 anos e não de 10 como preconizado na lei ordinária 8.212/1991. A prescrição extingue o direito, pertencente ao credor, da ação de cobrança do crédito tributário, também pelo decurso do prazo de 5 anos, contado da data da sua constituição definitiva (artigo 174 do CTN).

Quando e como ocorre o prazo decadencial do crédito tributário?

III – A decadência relativa ao direito de constituir crédito tributário somente ocorre depois de cinco anos, contados do exercício seguinte àquele em que se extinguiu o direito potestativo de o Estado rever e homologar o lançamento (CTN, art. 150, §4º).

Quando é iniciado a contagem do prazo para a decadência?

A decadência prescrita no art. ... Logo, independentemente da data da ocorrência do fato gerador, a contagem do prazo decadencial se inicia no primeiro dia útil do ano seguinte. Veja-se: Art.

Prescrição e decadência


22 curiosidades que você vai gostar

Qual é o início de contagem do prazo decadencial para o lançamento do crédito tributário com a lavratura do termo inicial de fiscalização TIF?

173, I, do CTN, contando-se o prazo decadencial a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da ocorrência do fato gerador (a não ser que se cuide de tributo sujeito à homologação, para os quais há regra específica no art.

Quando começa a contar o prazo de decadência para a Fazenda constituir o crédito tributário dos tributos sujeitos ao lançamento de ofício?

A Decadência, segundo o art. 173, caput, do CTN é a extinção do direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário após 5 anos, cujo termo inicial – termo ad quo – dependerá da forma como se realiza o lançamento.

Qual é o termo inicial de contagem do prazo decadencial para os tributos com lançamento por homologação?

Como regra, o termo inicial desse prazo decadencial será o primeiro dia do exercício financeiro seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado (art. 173, CTN). Esse disposto é aplicado ordinariamente aos tributos lançados de ofício e por declaração.

Quais são os prazos de decadência?

Os prazos de decadência se apresentam em dias, meses e até em anos. Já a prescrição é a perda da pretensão ao exercício do direito de ação, ou seja, significa dizer que o titular do direito deixou passar o prazo para agir, realizar determinado ato. Está regulada nos artigos 189 a 206 do Código Civil.

Como fazer a contagem do prazo decadencial da queixa?

Salvo disposição em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art. 100 deste Código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denúncia.

O que é prazo de decadência?

No direito civil, decadência é a extinção de um direito por não ter sido exercido no prazo legal, ou seja, quando o sujeito não respeita o prazo fixado por lei para o exercício de seu direito, perde o direito de exercê-lo.

Como deve ser contado o prazo decadencial de acordo com o CTN?

O CTN prevê duas regras gerais para contagem do prazo decadencial: o prazo de 5 (cinco) anos contados a partir da ocorrência do fato gerador (artigo 150, §4º), aplicável aos tributos sujeitos ao lançamento por homologação, em que o contribuinte declara e recolhe o valor que entender devido; e o prazo de 5 (cinco) anos ...

Em que consiste a prescrição do artigo 168 e do art 174 CTN?

146-III-b da Constituição Federal, o instituto da prescrição está previsto no CTN, elencada em seu artigo 174 onde é expresso que a constituição definitiva do crédito tributário é o marco inicial do prazo prescricional de 5 anos para a ação de cobrança do crédito tributário.

Como saber se o prazo e decadencial ou prescricional?

Se a ação em foco for de natureza condenatória (reparação de danos ou cobrança, por exemplo) o prazo será prescricional. Se a ação for constitutiva (anulatória de negócio jurídico, v.g) o prazo será decadencial. Já se a ação for declaratória (investigação de paternidade, p. ex.)

Quando começa a contar o prazo de decadência para o Fisco lançar nos tributos sujeitos ao lançamento de ofício e nos tributos sujeitos ao lançamento por homologação?

Em ambos os casos o lançamento será feito de ofício e será aplicada a regra do artigo 173, inciso I do Código Tributário Nacional, segundo a qual será contada a decadência a partir do primeiro dia do exercício seguinte ao que poderia ter sido feito o lançamento por homologação.

Quais os prazos decadenciais previstos no processo do trabalho?

Simplificando: conta-se dois anos para frente, a partir da extinção do contrato de trabalho, e então cinco anos para trás, a partir da data do ajuizamento da ação.

O que é decadência segundo o Código Civil?

A decadência, também chamada de caducidade, ou prazo extintivo, é o direito outorgado para ser exercido em determinado prazo, caso não for exercido, extingue-se. A prescrição atinge a ação e por via oblíqua faz desaparecer o direito por ela tutelado; já a decadência atinge o direito e por via oblíqua, extingue a ação.

Quais são os prazos de prescrição?

O Código Civil, no seu artigo 206, estipula os prazos de prescrição de um, dois, três, quatro e cinco anos para determinados direitos. O artigo 206 do Código Civil estipula o prazo de 01 ano para cinco hipóteses: Art. 206.

Qual o marco inicial e final da contagem da decadência e da prescrição tributária?

O lançamento é o marco divisor, antes do lançamento é possível a ocorrência da decadência, e após, somente a prescrição.

O que é o lançamento de ofício?

Lançamento de ofício

Ocorre quando o lançamento é realizado pela autoridade competente com informações obtidas, por exemplo, através de procedimentos de fiscalização ou de declarações do próprio sujeito passivo. São exemplos de tributos lançados de ofício: IPTU, IPVA, taxas, contribuições de melhoria, etc.

Quais os prazos de decadência do direito dos entes federativos realizarem o lançamento considerando os termos a quo explique em que situação se aplica cada um?

O art. 173, I, CTN prevê como marco inicial o “primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado”; já o art. 150, § 4º, CTN prevê o dies a quo para a “data do fato gerador”. A ambos, somar-se-á o prazo de 5 anos, para a verificação da extemporaneidade ou não do lançamento.

O que é a prescrição do crédito tributário?

A prescrição de débitos tributários é um processo em que o Estado perde judicialmente o direito na cobrança de um imposto, uma taxa ou contribuição, sendo extinto pelo decurso do tempo. Em outras palavras, significa que se em 5 anos, contados da constituição do débito, ele não for cobrado, ocorrerá sua prescrição.

Em que consiste a prescrição intercorrente na execução fiscal resposta objetivamente fundamentada?

Além disso, a Lei de Execuções Fiscais, em seu artigo 40, prevê a hipótese de PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE, que consiste na extinção do crédito fiscal no curso do processo executivo, pela incapacidade do exeqüente perceber seu crédito em tempo hábil.

O que é prescrição no direito tributário?

A prescrição é uma modalidade de extinção de crédito tributário enumerado no art. 156, inciso V do CTN, sendo que, a partir do momento que ocorre a prescrição contra a Fazenda Pública acarreta a extinção total do crédito tributário.

Qual o prazo decadencial para o contribuinte intentar a ação rescisória?

Para o manuseio da referida ação, faz-se necessária a observância dos seguintes requisitos: i) decisão transitada em julgado; ii) propositura dentro do prazo decadencial de 2 anos; iii) hipóteses previstas no artigo 966 do Código de Processo Civil.



Outras questões

Qual melhor horário para tomar Licopeno?

Como são separadas as diferenças frações do petróleo?

Como fazer um fluxo de caixa diário?

Quanto tempo demora o Daflon a fazer efeito?

Qual o horário do happy hour do Madero?

Como pode ser dividido o território grego?

Quem toma Selene engorda?

Como se joga cai ou não cai?

Como preencher formulário de real infrator RJ?

Como tomar cefalexina para o dente?

Quando é devolvido o fundo de reserva?

Como deve ser a foto para carteira de identidade?

O que significa data de identificação do condutor?

Como elaborar uma letra de câmbio?

Como se joga o jogo de bocha?

Como usar o pó de beterraba?

Quais Ás regras do jogo de baralho 21?

Como preencher o requerimento de aplicação de penalidade de advertência por escrito?

Pode tomar cafeína para estudar?

Como preencher o GRRF?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com