Há duas maneiras pelas quais as ilusões de ótica fazem sua mágica: se aproveitando das restrições dos olhos humanos ou pela manipulação dos processos do cérebro para forçar o espectador a ver coisas estranhas.
Três anos após essa descoberta, o físico belga Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência da visão ao concluir que, para uma série de imagens darem a ilusão de movimento, é necessário que se sucedam à razão de dez por segundo.
Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada. Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.
A ilusão de ótica engana o nosso sistema visual, gerando imagens que não correspondem à realidade. É possível ver coisas que não estão presentes ou ver de modo diferente do real. A ilusão pode ter interpretações diferentes, pode surgir naturalmente ou pode ser criada.
Os desenhos animados tradicionais têm as ações trabalhadas quadro a quadro – para cada pequeno movimento, é preciso realizar vários desenhos. Como a nossa visão consegue distinguir até oito imagens por segundo, os desenhistas fazem, no mínimo, 12 quadros para cada segundo de animação.
Isto é, quando a tecnologia ainda era limitada para reproduzir o movimento por meio da captação da imagem, era feito uma imagem para cada alteração do movimento, gerando diversas fotos para produzir um segundo de movimento. São necessárias 24 imagens, mais ou menos, para criar um segundo de movimento.
Essa ilusão acontece porque a imagem induz um efeito chamado inibição lateral. Devido ao contraste acentuado da cor que aparece em nossa visão periférica, as células fotorreceptivas na retina dos olhos tornam-se confusas e criam pontos que não existem. Esta imagem não é um .gif, então por que parece que está se movendo?
Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira.
Como funciona a ilusão de ótica? Muitas pessoas já viram e foram enganadas por alguma ilusão de ótica, mas você sabe como isso funciona? Mesmo Aristóteles, ainda na Grécia antiga, apontou sobre a facilidade com que a mente pode ser enganada pelo que vê.
Esta grade é um dos exemplos mais clássicos de uma ilusão de ótica, onde sua mente está sendo enganada para ver algo que não existe. Você vê as manchas escuras nos espaços em branco, mas quando você olha diretamente para o local onde ela deveria estar, ela desaparece, porque na verdade ela nunca esteve lá.
Como foi a invenção da fotografia?
Qual é o título de Pós-doutorado?
Como era a república populista?
Como eu era antes de você sucesso de bilheteria?
Por que copo de leite tem hífen?
Qual foi o primeiro circo no Brasil?
Como fazer o pré projeto de TCC?
Como se escreve a palavra pós-venda?
Quem ama cuida ou quem ama cuida?
Como transferir TIM Beta para outro número?
O que significa pós-cirúrgico?
Como trocar o Sem Parar de um carro para o outro?