As glândulas exócrinas são classificadas quanto ao modo de liberação de sua secreção em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As merócrinas são aquelas cuja secreção é liberada para a superfície livre através de vesículas, recobertas por membrana, pelo processo de exocitose, não resultando em perda de citoplasma.
As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. ... Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.
Glândulas do Corpo Humano
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.
As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.
Quanto ao número de células Nesse critério, as glândulas são classificadas em: Unicelulares: Possuem apenas uma célula, uma porção secretora. Como exemplo temos a Célula caliciforme; Pluricelulares: Possuem mais de uma célula, sendo portanto, a maioria das glândulas do corpo humano.
As glândulas exócrinas são aquelas que permanecem conectadas ao epitélio por ductos, lançando sua secreção em cavidades de órgãos ou na superfície do corpo. Como exemplo de glândula exócrina, podemos citar a glândula sudorípara e a glândula sebácea, que produzem o suor e o sebo, respectivamente.
As glândulas exócrinas são aquelas que eliminam sua secreção na superfície livre, ou seja, na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Elas possuem ductos especializados para eliminar as substâncias produzidas.
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...
Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora. Nas glândulas endócrinas, a secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea
Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.
As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos.
Como saber se um inquérito vira processo?
Como transformar percentual em pontos percentuais?
Como é feito o teste de Romberg?
Como usar telefone fixo pela internet?
Como transformar um link em mp4?
Como funciona um hodômetro digital?
Como podemos nos orientar pelo sol como referência?
O que é preciso para transformar adjetivos em advérbios?
Como podemos conhecer a realidade para Kant?
Como o herbicida age na planta?
Como digitalizar fotos a partir de negativos?
Como funciona o aparelho medidor de glicose?
Como podemos magnetizar um material ferromagnético?
Como podemos nos comunicar com as outras pessoas?
O que acontece cada dia no BBB?
Como se dá a orientação pelo sol e pela lua e pelo Cruzeiro do sul?