Pedra na vesícula (cálculo biliar)
Causas de pedra na vesículaAlimentação rica em gorduras e carboidratos.Dieta pobre em fibras.Níveis de HDL (colesterol bom) baixo, em contraste com LDL (colesterol ruim) alto.Sedentarismo.Níveis de estrogênio muito elevados.Tabagismo.Histórico genético.Hipertensão.
A colelitiase é a presença de pedras (cálculo) no interior da vesícula biliar (um pequeno órgão com a forma de um saco e localizada próximo ao fígado, medindo de 7cm a 10 cm de comprimento). A vesícula armazena a bile, que é produzido pelo fígado.
Existem duas maneiras de a pedra na vesícula se formar: pela má dissolução do colesterol ingerido ou quando é causada por pigmentos, derivado de muita bilirrubina na bile. Bilirrubina, por sua vez, é um composto cristalino de coloração laranja, que resulta na degradação da hemoglobina.
É difícil precisar há quanto tempo você tem, mas certamente há mais de 3 meses.
26 curiosidades que você vai gostar
- Pedras grandes: maiores que 2 cm, pois com o decorrer dos anos, podem favorecer o surgimento de câncer de vesícula.
"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende. A vesícula biliar é um órgão auxiliar do fígado.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Os alimentos proibidos na crise de vesícula são os alimentos mais gordurosos como:Frutas gordurosas como coco, abacate ou açaí;Leite e iogurtes integrais;Queijos amarelos como parmesão e minas padrão;Manteiga e qualquer outra gordura animal;Carnes gordas como costeletas, linguiça, mocotó carne de pato ou ganso;
Fezes esbranquiçadas e diarréia
Os cálculos fazem a bile não encontrar esses alimentos e com isso a gordura não é digerida, causando a diarréia. A bilirrubina é expelida pelo intestino naturalmente. fazendo com que as fezes tenham uma cor escurecida bem próxima do marrom.
A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.
As pedras na vesícula podem ser tratadas através do procedimento de litotripsia extracorpórea, que são ondas de choque que quebram as pedras em pedaços menores, mais fáceis de atravessar os ductos biliares até o intestino, onde serão eliminadas pelas fezes.
A pedra na vesícula é uma doença comum e que costuma ter um prognóstico bom. Contudo, se não for tratada, ela pode levar a complicações muito graves, como inflamação no pâncreas e infecção generalizada. Por isso, é muito importante conhecer os sintomas de pedra na vesícula e saber quando procurar atendimento médico.
Pedra na vesícula: os alimentos para tratar e prevenir o cálculo...Evite alimentos gordurosos, como frituras, carnes vermelhas e produtos industrializados. ... Busque alimentos que façam bem para o fígado, como tomate, alho, frutas cítricas e abacate. ... Já ouviu falar no feijão azuki?
Comer couve, brócolis e pimenta reduz dores.
Grãos integrais, como arroz, macarrão e pão integral; Leite e derivados desnatados; Carnes magras e cozidas ou grelhadas, como frango sem pele, peixes e peru; Água e sucos de fruta.
O consumo de café não faz mal para quem tem pedra na vesícula.
Sintomas de vesícula inflamadaDor aguda no lado direito do abdome.Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.Sensação de náuseas.Vômitos frequentes.Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)Emagrecimento.
Não há relação entre o cálculos de vesícula e a perda de peso a não ser que você esteja fazendo alguma dieta para evitar as crises de cólicas decorrentes dos cálculos de vesícula.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
Quando as pedras são pequenas e se mantêm no interior da vesícula, o paciente pode não apresentar sintomas e conviver com elas. No entanto, existe a possibilidade de os cálculos saírem da vesícula e se alojarem no ducto colédoco, aquele que faz o transporte da bile para o intestino.
O ideal é considerar a cirurgia com o seu médico. Os perigos da pedra na vesícula são infecção (inflamação) que pode necessitar de cirurgia de urgência, ou em casos de pequenas pedras a migração para o intestino pode causar eventos graves como pancreatite ou colangite.
Dê preferência a alimentos de mais fácil digestão, evitando comidas gordurosas na primeira semana. Você será orientado por seu médico no dia da alta com relação às atividades normais, como tomar banho, subir escadas, trabalhar, carregar peso, dirigir e ter relações sexuais.
Além dessa indicação clássica, outras indicações seriam: cálculos maiores que 3 cm, presença de cálculos e polipos na vesícula, cálculo associado a vesícula em porcelana, desejo do paciente, risco de ficar sem cobertura hospitalar.
O tamanho de uma pedra pode variar entre 1 mm a 15 cm. Também chamada de cálculo biliar, e colelitíase pelos médicos, a pedra na vesícula afeta cerca de 20% da população mundial, e ocorre em um órgão pequeno chamado de vesícula biliar.
Quanto ganha um nutricionista do Senado?
Qual a melhor vitamina para cabelos ressecados?
Qual é o ciclo de vida dos dados na arquitetura da informação?
Quanto cobrar por uma imagem 3D?
Como ler um artigo científico SciELO?
Em que idade a criança já pode usar o cinto de segurança?
Quais são os determinantes de saúde?
Vai ter concurso da Polícia Civil em 2021?
Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?
Qual o melhor travesseiro para quem tem asma?
O que é escova progressiva com formol?
Quais pronomes indefinidos aceitam crase?
Como os japoneses tomam chá verde?
O que acontece se rodar com pneu careca?