→ Em substantivos compostos: Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen, que é empregado na formação de substantivos compostos através de justaposição, será mantido nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação.
Ouça este artigo: Chamamos hífen o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Acrescentando -s. Substantivos compostos que são escritos sem hífen formam plural como os substantivos simples, ou seja, geralmente com o acréscimo de -s.
O hífen (-) é um sinal gráfico utilizado para: Formar palavras compostas; Ligar pronomes oblíquos ao verbo; Separar sílabas, bem como na translineação das palavras.
30 curiosidades que você vai gostar
Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica. 5. O hífen é utilizado nas palavras derivadas por sufixação em que o primeiro elemento terminar de forma tônica ou com acento gráfico e o segundo elemento for os sufixos "açu", "guaçu", "mirim".
O que é e quando usar o hífen?unir palavras compostas;juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;separar as sílabas de um dado vocábulo;ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.
Já o substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra + um sufixo ou prefixo. Em suma, eles são as palavras que se formam a partir dos substantivos primitivos que se formam através dos processos de derivação.
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
É um tipo de adjetivo
Assim sendo, o radical é a base fundamental das palavras. Por isso, é a parte que devemos ficar atentos ao analisar o adjetivo composto. Desse modo, o adjetivo composto é constituído por dois elementos, separados pelo hífen, por exemplo: azul-claro. O adjetivo pode variar em gênero e número.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento.
Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.
Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo.
As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.
O mesmo que: composta, adestrada, amestrada, constituída, doutrinada, educada, instruída, pontificada.
As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".
Substantivos primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar origem a outros termos, os quais são chamados de derivados.
Uso do hífen nas palavras compostas Usa-se hífen nas palavras compostas cujos elementos perderam a sua significação própria: ... Usa-se hífen nas palavras compostas que possuam como primeiro elemento um adjetivo de forma reduzida ou não:
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como saber se a cabeça do meu bebê é normal?
Qual o papel da análise do custo de oportunidade para as empresas?
Como montar um bom blefe no poker?
Como atrair a pessoa amada com a Lei da Atração?
Como aumentar a velocidade da internet 4G vivo?
O que fazer para melhorar o colchão?
Como deixar o ambiente mais iluminado?
O que fazer para melhorar habilidades?
Qual exame para detectar ascite?
Como sacar dinheiro no caixa eletrônico Caixa tem?
Como sacar PagBank no 24 Horas?
Como mudar do saque aniversário para saque rescisão?
Qual limite de saque em caixa 24 horas?
Tem como sacar o auxílio pelo PicPay?