Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente.
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.
Vários motivos levaram os portugueses a se lançarem nesta aventura. necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza.
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. "A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é, para todo o nosso século XVI, o norte da África.
42 curiosidades que você vai gostar
Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas “Grandes Navegações”? Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.
Muitos países, porém, queriam participar deste vantajoso comércio. Para isso, era preciso estabelecer uma nova rota marítima. Empenhados em chegar às Índias, outros povos europeus, como os portugueses, enviaram embarcações para contornar a África pelo Oceano Atlântico.
Em suas expedições à África, a coroa portuguesa buscava jazidas de ouro e praças de comércio de especiarias e escravos. ... Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. ... Entretanto, outros navegadores também tentavam descobrir atalhos que os levassem às Índias.
Ouro e prata impulsionaram colonização espanhola
A ganância por cargos e riqueza aumentou a pressão dos nobres sobre o rei, e Colombo caiu no ostracismo. Ouro e prata, no México e no Peru, impulsionaram a colonização espanhola desde a primeira metade do século 16.
Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.Centralização política e Formação do Estado Nacional. ... Aliança entre o rei e a burguesia. ... Desenvolvimento técnico. ... Motivações econômicas. ... Motivações religiosas. ... Expansão marítima de Portugal. ... Expansão marítima da Espanha.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Os principais fatores da expansão marítima dos séculos XV e XVI e seu contexto histórico. Resposta: - Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). - Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.
Vasco da Gama, que estava no comando da nau capitânia com mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu direção oeste para o caminho às Índias, Sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498.
Fundar colônias e expandir territórios; Estabelecer entrepostos comerciais nas principais rotas marítimas; Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata; Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante);
O euro é uma moeda que circula nos países europeus pertencentes à União Europeia, foi criada para facilitar as transações comerciais dentro do Bloco Econômico (UE), no entanto, somente treze nações a adotaram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países ...
A chegada dos portugueses no Brasil foi consequência das Grandes Navegações. ... Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.
O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.
Sumariamente, a extração de metais preciosos e o desenvolvimento de atividades agroexportadoras nortearam a nova feição da América colonizada. Para o cumprimento de tamanha tarefa, além de contar com uma complexa rede administrativa, os espanhóis aproveitaram da mão de obra dos indígenas subjugados.
- Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas. - Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba. - 1511: o conquistador e navegador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar conquista a ilha de Cuba.
Responsáveis pelo cumprimento dos interesses da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial.
A descoberta de um novo caminho para as Índias fez com que portugueses retomassem sua relevância comercial e obtivesse lucros exorbitantes. ... a chegada de Vasco da Gama às Índias pela rota que contornava a África, em 1498; a chegada de Pedro Álvares Cabral ao litoral brasileiro, em 1500.
Em resumo, o modal marítimo é o mais importante modal da sociedade moderna, possuindo maior capacidade de carga que qualquer outro meio de transporte, onde as tarifas de fretes são as mais competitivas e que possui alta flexibilidade de transporte, visto a sua abrangência mundial.
Como desbloquear o Caixa Tem pelo celular?
Como reativar chip TIM cancelado por falta de recarga?
Como é o cartão platinum do Itaú?
Como mudar o número de telefone no Caixa Tem 2021?
Como transformar 0-5 em um número inteiro?
Como montar um bom perfil no Happn?
Como preencher a Guia do Seguro-Desemprego?
O que é ter paixão pelo trabalho?
Como mudar o endereço da conta da Claro?
Como transformar arquivo PDF em shapefile?
Como montar um canal de curiosidade?
O que é ter um caráter cristão?
Pode tomar banho de piscina menstruada com absorvente externo?
Como deve ser o andar de uma mulher?
Como gerar um cartão de crédito virtual Bradesco?
Como criar um close Friends no Instagram?