Tangerina – Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de “bergamota”. Já no nordeste, é “laranja-cravo” ou “mimosa”. Salsicha – No Paraná, salsicha é “Vina”. O nome deriva de “wiener” (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a “vina”) que é um tipo de salsicha.
No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
Mexerica. No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica". E pessoal de Goiás também a chamam de "Poncan" ou "Mixirica". A Tangerina é chamada por outros nomes pelo Brasil!
43 curiosidades que você vai gostar
Tangerina – Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de “bergamota”. Já no nordeste, é “laranja-cravo” ou “mimosa”. Salsicha – No Paraná, salsicha é “Vina”. O nome deriva de “wiener” (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a “vina”) que é um tipo de salsicha.
Nos estados do Sul, por exemplo, a tangerina costuma ser chamada de bergamota (ou vergamota), enquanto no Sudeste e Centro-oeste (principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais), a fruta recebe o nome de mexerica.
No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.
A maniva é a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz) que na culinária paraense é ingrediente principal de um dos pratos mais apreciados na região – a maniçoba.
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
A tangerina é conhecida por muitos outros nomes em Portugal e no Brasil, como clementina, tangera, mexerica, laranja-cravo, mimosa, mandarina, poncã, entre outros. Terá sido trazida de Tânger para Portugal, daí o seu nome, embora noutros países da Europa a sua introdução tenha sido mais tardia.
A mexerica (chamada de bergamota no Rio Grande do Sul) é extraída da planta Citrus deliciosa, que dá frutos levemente menores e mais ácidos. Já a ponkan tem um sabor mais doce, casca mais grossa (de cor laranja amarelada) e é mais comum e extraída da planta Citrus reticulata (de onde vem a maioria das tangerinas).
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
A resposta: elas são todas parentes. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina, planta originária da Ásia e que chegou no Brasil no fim do século 19. A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro". Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido como "angu à baiana".
Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul. Mal-assado: Carne-de-sol preparada com banha e ovos batidos.
Chico Angu
O famoso frango com quiabo e angu é uma herança do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que, como um bom mineiro, tinha esse prato como o favorito. Desde então, o Chico Angu se popularizou em Brasília e se tornou parte da culinária local.
Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, como no Paraná, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina é conhecida como bergamota e no Sudeste e Nordeste a encontramos como mexerica ou tangerina. Na cidade de Curitiba as pessoas a chamam de “mimosa”. Salsicha ou vina? A salsicha, na cidade de Curitiba e em algumas outras do interior do estado do Paraná é chamada de “Vina”.
A tangerina, também conhecida como o robson, é uma pequena árvore cítrica com fruta parecida com outras laranjas.
A tangerina, também chamada de Robson, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina, ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
Uma fruta, vários nomes
Tangerina tornou-se um nome central da espécie. Vem de laranja de Tânger (cidade ao norte do Marrocos).
A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum. É famosa na culinária pelo preparo do prato “camarão na moranga”.
Quantas pessoas no Brasil tem o nome Iara?
É possível réplica em juizado especial?
Qual a melhor escola da Suíça?
Qual o mercado que mais cresce em 2021?
Como rastrear um número de celular pelo Google Maps?
Como não entrar poeira no closet?
Como tirar o AppLock do celular?
Quanto ganha um policial militar concursado?
Quanto o Tiggo 8 faz por litro?
Quando a heutagogia é aplicável no ensino?
É possível Utilizar-se o habeas corpus como medida substitutiva do recurso cabível?
O que é fortificação brasileira?
Como guardar a prótese dentária a noite?