A partir dos brônquios segmentares surgem novas ramificações chamadas bronquíolos, cujas paredes são constituídas de músculo liso e sem cartilagem. O diâmetro interno de um bronquíolo é menor do que um milímetro. Por fim, os dutos alveolares se originam dos bronquíolos e suas terminações são os alvéolos.
O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar.
Essas estruturas, também chamadas de brônquios primários, subdividem-se nos brônquios lobares (ou de segunda ordem). À direita, há três destes: superior, médio e inferior; e, à esquerda, somente o brônquio superior e o inferior. Dos brônquios lobares seguem os brônquios segmentares (ou de terceira ordem).
O brônquio direito se divide em três brônquios secundários, correspondentes cada um a cada lóbulo do pulmão direito. Dos três brônquios secundários nascem 10 segmentários ou terciários: 3 para o lóbulo superior.
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada hilo pulmonar.
Função. Os brônquios são responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões. Os médicos podem examinar internamente os brônquios através de um tipo especial de endoscopia chamado de broncoscopia.
Ao entrarem nos pulmões, os brônquios primários ramificam-se em três no pulmão direito e dois no esquerdo. Esses brônquios, conhecidos como secundários ou lobares, são responsáveis por suprir cada lobo pulmonar. Os brônquios lobares vão se ramificando e originando brônquios terciários ou segmentares.
Os brônquios primários, antes de penetrarem nos pulmões pelo hilo (porção extrapulmonar), apresentam uma estrutura semelhante à presente na traqueia, entretanto possuem um diâmetro menor. O brônquio primário direito é menor e mais largo que o esquerdo, o que facilita a entrada de corpos estranhos.
Anatomia da Árvore Bronquial. O brônquio principal forma os brônquios lobares ou secundários, que depois se subdividem em brônquios segmentares. Cada um destes brônquios leva ar a um segmento bronco-pulmonar independente. O brônquio principal direito é mais curto e largo do que o esquerdo e encontra-se mais verticalizado.
Qual a melhor maneira de tratar a asma?
Como tomar Buclina para ganhar corpo?
Tem como reaproveitar placas de gesso?
Qual é o critério de admissibilidade do habeas corpus?
Como tomar a batata doce para gastrite?
Como podemos reutilizar pneus velhos?
O que significa aproveitamento integral dos alimentos?
Qual o melhor horário para tomar Benerva?
Como recuperar marcadores de texto?
Para que é indicado o medicamento Florastor?
Quanto em quanto tempo tomar Cataflam?
Porque minha ex manda indireta?
Como dar domperidona Pediatrico?
O que fazer com um colchão de solteiro?
Como transformar uma fração 1 2 em número decimal?