A superfície do Sol, chamada fotosfera está a uma temperatura 5,800 °C apresentando manchas solares, que são regiões "frias" com temperaturas de até 3,800°C que parecem escuras devido apenas ao contraste com a superfície em si.
A fotosfera de uma estrela é a região da superfície visível, onde o corpo deixa de ser transparente devido ao seu gás e passa a ser opaco à luz. A fotosfera do Sol possui cerca de 330 km de largura e uma temperatura média de 5785 K.
Cromosfera é uma das camadas solares. Constitui-se de uma camada irregular que se estende por mais de 10 mil quilômetros acima da fotosfera. É uma região de transição entre a fotosfera e a coroa solar. Sua temperatura pode variar de 4 mil Kelvin e 20 mil Kelvin.
A fotosfera é a superfície visível do Sol. É fria, só cerca de 5800 K. Logo acima da fotosfera encontra-se uma camada, a cromosfera, só detectável por espectroscopia, dado que emite numa zona do vermelho típica da dissociação do hidrogénio.
Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C. A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol....Diagrama do Sol.
Estatísticas do Sol | |
---|---|
Magnitude (Vo) | -26,8 |
Temperatura média à superfície | 6 000°C |
Idade (biliões de anos) | 4,5 |
A fotosfera marca o limite onde a luz pode penetrar nos gases, tornando-a menos opaca e, portanto, visível. O que uma pessoa vê quando olha para o Sol é a fotosfera. A densidade da camada atmosférica não é consistente em todos os lugares o tempo todo, mas tende a ter cerca de 400-500 km de espessura.
Significado de Cromosfera substantivo feminino Camada intermediária da atmosfera solar, entre a fotosfera e a coroa solar.
É uma zona complexa de plasma e campo magnético, que transmite matéria e energia entre a fotosfera e a corona. Acima da fotosfera, há uma camada de gás, com aproximadamente 2000 km de espessura, conhecida como cromosfera ou esfera de cor. Na cromosfera, a energia continua sendo transportada pela radiação.
O interior do Sol não é diretamente observável, já que a radiação é completamente absorvida (e reemitida) pelo plasma do interior solar, e o Sol em si mesmo é opaco à radiação electromagnética.
Na realidade o pôr e o nascer do Sol são vistos quando o centro do disco solar está cerca de 50’ (minutos de grau), abaixo do horizonte.
Isso acontece em razão da alta densidade no interior do Sol, portanto, ao olharmos para o astro, a luz que chega aos nossos olhos foi produzida a pelo menos 170 mil anos. Depois de deixar o Sol, a luz leva pouco mais de oito minutos para chegar até a Terra.
Entre 0,25 e 0,7 raio solar de distância do centro do Sol, o material solar é quente e denso o suficiente para permitir a transferência de calor do centro para fora via radiação térmica. [49]
Qual era o mascote do Flamengo?
Como referenciar a caderneta do idoso?
Como preencher a defis 2019 passo a passo?
Como amar os inimigos de verdade?
Como e quando surgiram os primeiros trabalhos?
Como cobrar o preço de uma palestra?
Como foi a participação do futebol de 5 paralímpico?
Como distribuir pontos de atributos no RPG?
Como podem ser divididos os softwares?
Como surgiu a gestão de pessoas?
Como a filosofia está presente no nosso cotidiano?
O que pode ser feito para melhorar a vida dos deficientes visuais?