kilt
O kilt (em gaélico escocês: fèileadh) é uma peça do tipo saia sem bifurcação na altura do joelho, com pregas nas costas, originada no traje tradicional de homens e meninos gaélicos nas Terras Altas escocesas.
Para o traje ficar completo, o “pequeno Kilt” também possui uma bolsa acoplada a cintura chamada “sporran” (que serve como bolsos para o Kilt e significa bolsa em gaélico escocês) e uma adaga colocada na meia, cujo nome original é “skean dhu”.
Para os homens, além do kilt, a vestimenta tradicional completa inclui: cinto; sporran (aquela bolsinha-polchete, mas também é ultraje chamar assim, então chamem de “sporran”); meias até o joelho e dobradas, segurando umas bandeirinhas que se chamam “flashes” e que devem ser do mesmo tartan do kilt; sapatos típicos, ...
Os kilts serviam para a proteção contra a umidade e o frio típicos de lá. ... É aí que está a origem do nome “kilt”, que, na antiga língua falada na Escócia, significa o ato de “prender uma roupa no corpo”. O tipo de xadrez do kilt (chamado de tartan) mudava de estampa de acordo com o clã daqueles que o usavam.
O kilt, uma espécie de saia de lã feita de um tecido em padrões xadrez, é a roupa usada na Escócia em ocasiões especiais, como funerais, casamentos e festas.
Ao caminhar pelas ruas escocesas você não vai se deparar com um monte de homem usando kilt. Essa é uma vestimenta considerada mais formal, usada em casamentos, formaturas, comemorações e eventos especiais, esportivos e tradicionais. Era também usado como uniforme pelos exércitos escoceses até a Primeira Guerra Mundial.
Além disso, para aqueles que o usavam séculos atrás, andar com calças na chuva e na lama fazia com que as pessoas ficassem muito tempo com o tecido molhado no corpo, então o Kilt, que ia só até os joelhos, facilitava secar as pernas e pés e evitar a proliferação de doenças, além de trazer mais conforto.
Como a região era muito fria, esse era o traje ideal para se proteger. "Com o tempo, o manto foi diminuindo até virar o saiote", explica Mitsuko Shitara, professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo.
Mulheres usam SAIAS estampadas com o Tartan, mas que não é considerada uma vestimenta tradicional. A exceção é quando a mulher faz parte de uma banda de gaitas de fole, e tem que usar o uniforme.
Isso era tudo sobre a roupa dos homens na Escócia. As mulheres também têm sua própria maneira de se vestir. Eles geralmente usam saias, mas diferentemente dos kilts na altura do joelho que os homens usam.
Para os habitantes das montanhas da Escócia, não era apenas vestuário, mas uma peça multifuncional de vestuário. Foi feito de um tecido de lã especial em uma gaiola, que foi chamado de tartan. Estas eram duas telas enormes, costuradas e com um comprimento de 4 a 8 metros.
O termo latino Scotti originalmente se referia a uma tribo gaélica específica, do século V, que habitava a Irlanda. Embora seja tradicionalmente considerado uma forma arcaica ou pejorativa, o termo Scotch também é utilizado para se referir ao povo escocês, embora principalmente fora do próprio país.
A roupa só começou a ser usada no século XVII. Mas a película de Mel Gibson acerta, ao menos, em mostrar uma coisa: os escoceses não costumam usar cueca por baixo do kilt. Depois que o saiote tornou-se obrigatório como uniforme do Exército, os soldados foram obrigados a não usar nada por baixo do pano.
Quem tem filho recebe quanto a mais no salário?
O que é lesão corporal seguida de morte?
Quanto custa 1 euro em Portugal?
Qual o melhor programa de gerenciamento de loja?
Qual a porcentagem de ácido retinóico para peeling?
Quais foram as primeiras novelas da Globo?
São etapas do sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos?
Para que serve colocar os pés na água gelada?
Como saber quantos Bilhete Único está vinculado ao meu CPF?
Como se escreve hum mil reais ou um mil reais?
O que faz a candidíase voltar?
Quais são os nomes dos peixes?
Como sabemos que as plantas conseguem procurar água?
Quanto vale 1 5 salário mínimo per capita?