A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas.
Libras = abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada.
Por seu canal comunicativo ser diferente das línguas orais-auditivas, as línguas de sinais são denominadas como línguas de modalidade visuoespacial. Os sinais, ou seja, as palavras, são articulados essencialmente pelas mãos e percebidos através da visão. Em uma língua de sinais, os sinais não são gestos.
A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação. ... Essa, além de não ser universal, também, apresenta diferenças regionais.
Exatamente! Nos Estados Unidos a língua utilizada pela comunidade surda é a American Sign Language (ASL), em português Língua de Sinais Americana.
Também existem a LSE (Língua de Sinais Espanhola), a LSM (Língua Mexicana de Sinais). A LAS (Língua Angolana de Sinais), a LMS (Língua Moçambicana de Sinais) e muitas outras. É interessante que, da mesma forma que a língua oral apresenta diferenças regionais e dialetos, a língua de sinais também é influenciada por essas alterações.
Línguas de sinais organizadas têm vindo a ser usadas na Itália desde o século XVII, em França desde o século XVIII, para instruir surdos. A Antiga Língua de Sinais Francesa foi desenvolvida em Paris, por Abbé de l'Epée, na sua escola de surdos.
Pouco se sabe sobre a língua de sinais nos EUA nos períodos anteriores a 1817. Nos tempos primordiais, nos EUA, uma vez que havia pouco contato entre as comunidades de surdos, uma linguagem baseada em sinais familiares era a forma de comunicação mais amplamente usada, entre surdos.
Stokoe (1960) concluiu que as línguas de sinais apresentavam aspectos linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na sua capacidade de gerar infinitas sentenças e que deveriam ser pesquisadas e estudadas pela linguística. Ao contrário do que muitos acreditam, a língua de sinais não é universal.
Quais as taxas para transferir um imóvel?
Quais são os remédios que cortam o efeito do anticoncepcional?
Qual o melhor analgésico para dor de dente?
Como se dá a autoridade do argumento?
Quanto custa um certificado digital?
O que é uma cooperativa de 1º 2º e de 3º grau?
Quantos jogadores de futebol existem no mundo?
Como apagar todos os dados de um celular roubado?
O que fazer para baixar a tensão?
Em que situação uma atividade poderá sofrer um embargo ou uma interdição?
Qual a quantidade de doces e salgados por pessoa?
Porque o suco de uva cristaliza?
Quando dá erro no Netflix O que fazer?
Como se escreve por extenso 1000 00 reais?