Na sociedade das formigas ocorrem três castas: rainhas, machos e operárias. As rainhas ou iças são fêmeas férteis e aladas (possuem asas). Em um formigueiro pode haver mais de uma rainha. A rainha é maior que os indivíduos das outras castas.
A rainha é grande e gorducha por causa dos ovos que há dentro do seu abdômen. Então, lembre-se: nas formigas, somente o macho e a rainha possuem asas, só que geralmente o macho é um pouco menor. Todas as outras formigas da colônia são fêmeas.”
Para comer, as formigas usam uma bomba de sucção na faringe. Entre ela e a boca, há a cavidade (ou filtro) infrabucal, pela qual não passa nada sólido.
A tanajura, como é conhecida a rainha, e o içá, bitu, vitu, cabitu, savitu, içabitu, sabitu ou escumana, como são conhecidos os machos, revoam para copular em dias claros no início do verão e no começo da estação chuvosa. Após a rainha ser fecundada, ela pode voltar ao solo para fundar um novo sauveiro.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.
17 curiosidades que você vai gostar
A rainha geralmente tem um tórax maior e mais robusto do que o das formigas operárias.Como o tórax da formiga rainha sustenta as asas, ele precisa ser mais forte e musculoso do que o da formiga operária.O tórax de uma rainha pode medir mais da metade do tamanho do corpo.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras. Dependendo da espécie pode-se encontrar entre uma e dez rainhas em uma sociedade.
O macho, popularmente chamado de sibito , porque tem um porte do corpo menor, sai em revoadas e em bando para acasalar as fêmeas", explica o biólogo. O biólogo explicou que uma característica de todos os insetos é que, após o acasalamento, ocorre a morte do macho. As fêmeas que não acasalarem na revoada também morrem.
Além do sabor, o público que gosta de pratos a base de içá fazem refeições saudáveis. De acordo com a nutricionista Gabriela Junqueira, o inseto contém proteínas e um bom valor nutritivo. “Na verdade o içá se alimenta das flores, então ele tem bastante proteína vegetal.
É um forma de a espécie evitar a consanguinidade. Sem as asas, elas caem na terra e cavam os buracos para depositar os ovos — acrescentou o especialista.
O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas. As formigas têm quatro estágios crescentes distintos, o ovo, a larva, as crisálidas e o adulto.
A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.
Reprodução das formigas
A maioria das formigas acasala-se no ar, com exceção daquelas que não possuem asas. Elas procriam apenas uma vez na vida mas, durante o voo, a rainha pode fecundar-se com vários machos. Eles, aliás, vivem apenas algumas semanas e morrem logo após o acasalamento.
Elas sentem a aproximação da chuva e preparam uma revoada para fundar novas colônias. Este deslocamento, no entanto, não tem apenas uma função territorial, mas também um interesse reprodutivo. “Quando a gente vê essas formigas voando com asas, ali tem machos e fêmeas para acasalar.
"As tanajuras vêm de locais onde chove muito naquela época, como Caétes, Buíque, Panelas... onde vai caindo a turma pega e já liga para me avisar", enfatiza. A quantidade não é suficiente e por isso ela também compra nas feiras. "Um quilo na feira custa R$ 150", comenta.
A saúva, conhecida também como Içá, que é encontrada no sudeste é, inclusive uma comida típica da região. Grande parte das formigas servidas como iguarias, são assadas em uma frigideira e misturada com algo.
Globo Repórter | Formiga tostada é iguaria de um dos vilarejos mais antigos da Colômbia | Globoplay.
A aranha, então, come o parceiro que está em sua teia para repor as energias gastas. Algo semelhante ocorre com o zangão. Após fecundar a abelha rainha, o pênis explode e ele morre. Já a aranha caranguejeira e a aranha vespa mata o parceiro para alimentar os futuros filhotes.
As chamadas formigas "soldados" são responsáveis por proteger as entradas do ninho de possíveis predadores. Essas guardiãs têm a cabeça e as garras maiores do que as operárias "comuns".
O elevado teor de proteínas e minerais, bem como a proteção ao meio ambiente, estão entre os benefícios.
Apenas os machos e as rainhas podem se reproduzir, e o resto das formigas é estéril. Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela.
Rainha – a chave para o sucesso para cada ninho é a formiga rainha. “Mãe” de toda colônia, ela pode acasalar com vários machos para reproduzir milhões de ovos ao longo de sua vida – cerca de 30 anos.
Em espécies de formigas governadas por uma única rainha, a colônia normalmente morre com ela, pois as operárias do ninho provavelmente rejeitarão uma nova rainha.
Como fazer cartão de visita gratuito?
Como tirar pelo do nariz feminino?
E obrigado ter acordo coletivo?
Quanto custa montar um cemitério?
Como fica o pagamento do Crediamigo do Banco do Nordeste?
Como elaborar a apresentação de um case?
Como fica o 13º salário com a MP 936?
Como fica o local da picada de aranha?
Como fica o pagamento do FIES em 2021?
Qual o custo de um implante coclear?
Como saber se o cachorro tem glaucoma?
Como desenvolver um texto persuasivo?
Como se inscrever para certificador do Enem 2021?
Como fazer cálculo de rescisão com comissão?
Como ser carinhosa com meu namorado por mensagem?
Como calcular consumo de gás encanado?
Qual o valor do lance para ser contemplado?