Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.
Esconde-esconde, pique-esconde ou escondidas é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa (o "pegue") fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas ou mais), os demais participantes se escondem.
Essa é famosa quase no Brasil todo! Na região norte, é chamada de Macaca, mas também é conhecida como amarelinha, maré, sapata ou avião. Para brincar, as crianças desenham a macaca (ou amarelinha) no chão, começando pela “terra” e com quadrados numerados de 1 a 10 até chegar no “céu”.
O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla, embaladas pelo ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima.
Pega-pega ou pique-pega Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. ... Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque.
O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla, embaladas pelo ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima.
O texto “Esconde-esconde” é um texto informativo, pois nos fornece explicações sobre a brincadeira.
Essa brincadeira existe em vários lugares do mundo e tem muitos nomes. O nome “Amarelinha” não tem nada a ver com a cor amarela. A expressão vem do nome que os franceses davam ao jogo: jeu de marelle. Jeu significa jogo e a tal marelle é a pedrinha lançada pelas crianças.
O Nordeste é excelente! Se quebrou, Tá Enguiçado... É assim que a gente fala. E coisa ruim é Peba. Cisco no olho é Argueiro. Enguiçar é Dar o Prego. Lugar longe é Caxaprego. E um estouro é Pipoco.
As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar. O último a ser pego pelo pegador, substitui o "pegue" na próxima rodada da brincadeira .
O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.
O que os traficantes fazem com o mico-leão-dourado?
Como mudar o sinal de várias células no Excel?
É preciso untar uma forma antiaderente?
Como unificar as contas do Apex?
Como lidar com ciúmes de amiga do namorado?
Como superar a dor de não ser mãe?
Como upar arco e flecha no Runescape?
Como levantar com uma perna só?
O que fazer quando se sente a falta de alguém?
Como upar cultivo rápido Stardew Valley?
Como upar rápido no WOW shadowlands?
O que fazer quando as pessoas te criticam?