O processo é todo realizado online e no site das universidades de Portugal: você vai precisar preencher um formulário, anexar documentos como passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio, nota do ENEM histórico escolar, e, em algumas seleções, currículo em modelo europeu e uma carta de motivação.
Opção 1 | Realizar a Prova de Ingresso nas Instituições Permitidas. As provas de ingresso substituem as notas do ENEM e funcionam como uma espécie de “vestibular”. A diferença é que você realiza apenas a prova específica da universidade e do curso que pretende ingressar e não uma prova geral.
Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem, com exceção dos estudantes de medicina, as instituições portuguesas não oferecem vagas para alunos estrangeiros na graduação.
Para se candidatar é preciso ter feito a edição mais recente do Enem ou de até três anos anteriores ao processo de seleção e ter o certificado de conclusão do ensino médio. Apesar de ser uma universidade pública, diferente do Brasil, não é gratuito, é preciso pagar taxas.
Uma alternativa é procurar por bolsas de estudo nessas universidades — que existem, mas não são tão comuns para graduação. No entanto, quem estiver disposto a estudar em instituições que fogem desse eixo mais tradicional pode encontrar escolas que são mais acessíveis. É o caso do Berea College no Kentucky, por exemplo.
A candidatura para estudantes internacionais na Universidade do Porto, pode ser feita utilizando o Enem para os cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. O processo seletivo acontece a partir de janeiro e apresenta mais de uma fase de ingresso, possibilitando que o aluno tente ingressar na UPorto mais de uma vez no mesmo processo seletivo.
Há muito mais a ter em atenção. Se vai fazer a candidatura à universidade, veja as 8 coisas que não pode esquecer de fazer. Quem se está a preparar para ingressar no ensino superior sabe que a candidatura é um dos passos mais importantes desta fase.
Vale lembrar que quem quer fazer graduação em Portugal pode usar o ENEM na candidatura, diretamente com a universidade. Também há acordos entre universidades portuguesas e brasileiras para quem quer cursar só um semestre lá.
Após receber a sua Carta de Aceitação (confirmação de matrícula), você estará pronto para alugar a sua acomodação, solicitar o seu visto para fins de estudo e legalizar os documentos (*) com a Apostila de Haia. A EduPortugal possui o serviço de Assessoria nas Candidaturas e pode te auxiliar passo-a-passo a como se candidatar em uma Instituição!
Como organizar tarefas com Post-it?
Quais as dificuldades encontradas no jogo bets?
Como usar o Twitch chat overlay?
O que o inoculante faz na prática?
Pode passar creme NIVEA Soft no rosto?
Como usar a função se e PROCV juntas?
Como usar o L293D como ponte H?
Porque o Pix sumiu do meu caixa tem?
Quando usar Preposition of Time?
Como vai ser a prova da Unifesp 2021?
Qual tecido que não amassa para fundo fotográfico?
Como fazer sua Build no Mobile Legends?
Como montar kit de oleaginosas?
Quanto custa para abrir uma mercearia?