A luminosidade de um corpo celeste está relacionada diretamente com a área de sua superfície e sua temperatura – quanto maior for a temperatura e a área superficial da estrela, maior será a energia irradiada, ou seja, maior será a luminosidade.
Luminosidade é uma constante intrínseca independente da distância, enquanto que o brilho aparente observado está relacionado com a distância através de uma lei do tipo inverso do quadrado da distância. Brilho é usualmente medido por meio da magnitude aparente, e é uma escala logarítmica.
1 L☉
Sol/Luminosidade
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
A luminosidade é proporcional ao raio da estrela ao quadrado e à temperatura efetiva elevada à quarta potência. Assim, uma estrela mais quente é mais luminosa que uma estrela mais fria de mesmo tamanho (mesmo raio) e uma estrela maior é mais luminosa que uma estrela menor para a mesma temperatura efetiva.
Definição de brilho e luminosidade Quando medido por um fotômetro, o brilho refere-se à quantidade de luz que incide sobre um objeto. Luminosidade é definida como a condição ou a qualidade de ser luminoso, ou a luminosidade intrínseca de um corpo celeste ou outra fonte de luz.
Luminosidade é o fenômeno pelo qual a luz se manifesta aos olhos. ... A luminosidade é, portanto, própria de toda a cor; ela sempre é luz. Como propriedade esta luz apresenta um grau de ser em sua ordem. A cor é uma qualidade, - como já se advertiu, - e como qualidade possui grau.
As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de 1400 watts, isto é, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts.
Realmente, aqui da Terra, o Sol parece amarelo, principalmente após o seu nascer no leste, ou um pouco antes de se pôr, no oeste. Mas não se engane, se você fosse um astronauta, e olhasse diretamente para o Sol, perceberia que na verdade ele é branco!
Da mesma forma, se duas estrelas têm a mesma temperatura, mas tamanhos diferentes, a estrela maior será mais luminosa que a pequena. Veja na barra lateral uma fórmula que mostra como a luminosidade de uma estrela está relacionada ao seu tamanho (raio) e sua temperatura.
O brilho das estrelas pode ser medido utilizando-se um equipamento chamado fotômetro. Ele é acoplado ao telescópio no lugar da ocular. Nos fotômetros, o fluxo luminoso da estrela é transformado (i.e. é proporcional) em uma d.d.p. (voltagem) ou em uma corrente elétrica.
Examinaremos a natureza das estrelas, tipos de estrelas, como as estrelas se formam e como as estrelas morrem. As estrelas são enormes bolas brilhantes de gases quentes, principalmente hidrogênio e hélio. Algumas estrelas são relativamente próximas (as 30 estrelas mais próximas ficam a 40 segundos) e outras estão muito, muito longe.
Figura 1. Imagens de uma mesma região do céu obtidas com seis meses de diferença, mostrando o movimento aparente de uma estrela, com relação às estrelas fixas, ao fundo. Quanto mais distante a estrela, menor é a paralaxe e portanto sua medida mais usual é em de segundos de arco (“).
O que leva uma pessoa a tirar o visto por último?
Como funciona a Colônia dos Pescadores?
Como preparar o sal amargo para limpar o intestino?
O que é Licença-maternidade estendida?
Para que é bom sabonete de barbatimão?
Como funciona a lei de Joanna Maranhão?
Como faço para acessar o curso da Fundação Bradesco?
O que são custos variáveis de uma empresa?
Como ativar o Scroll Lock do teclado?
Como esquentar hambúrguer na frigideira?
O que é a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU?