“Aqui os alimentos naturalmente disponíveis – muitas frutas e tubérculos – podem gerar mais cáries.” Ele aposta no pequi e no jatobá, muito usados até hoje na região, como uma fonte alimentar já naquele tempo. São frutos ricos em carboidratos e fragmentos carbonizados foram encontrados nos sítios de Lagoa Santa.
A caça ao tesouro está apenas começando. Além de ossadas, outros vestígios encontrados na região de Lagoa Santa contam os hábitos dos antigos habitantes do Brasil. Machados trabalhados e outros artefatos mostram que eles viviam na Idade da Pedra Polida (entre 12 mil e 4 mil anos antes de Cristo).
Dominavam a Região Cárstica de Lagoa Santa. Seus traços nas pedras retratavam humanos em danças e caçadas, bem como animais, a exemplo de cervos, peixes, aves e répteis.
Em outras palavras, o povo de Lagoa Santa descende em parte dos migrantes da cultura Clóvis da América do Norte. ... Foi substituído pelo DNA da primeira leva migratória, anterior à cultura Clóvis, da qual descendem todos os ameríndios vivos.
Analisando a morfologia craniana do “Homem de Lagoa Santa”, Lund considerou-a “primitiva”, pensando ser um tipo de crânio com arcos superciliares. O famoso conjunto está entre os esqueletos humanos mais antigos até hoje descobertos no continente americano.
O ritual, que pode parecer bárbaro aos olhos do presente, evidencia, na realidade, o profundo respeito que esses antigos humanos tinham pelos que faleciam. A complexa liturgia é um forte indício de que a cultura dos “primeiros brasileiros” era muito mais rica do que se imaginava até pouco tempo atrás.
Eram grandes mamíferos, como os gliptodontes (tatus de cerca de um metro de altura), as macrauquênias (herbívoros semelhantes a lhamas com trombas) e as famosas preguiças gigantes, que chegavam a ter até seis metros de altura!
A região de Lagoa Santa se destaca em função do seu rico patrimônio arqueológico e paleontológico, contando com mais de 180 anos de pesquisas, e registros de ocupações humanas que remontam a 11.500 anos atrás.
Sobre o povo de Lago Santa temos que eles viviam na atual região de Minas Gerais e era um povo que vivia da caça e da coleta bem como da pesca. Importante notar que a descoberta sobre esse povo ocorreu na Gruta do Sumidouro, perto de Lagoa Santa, MG.
Ele também encontrou ossos de mamíferos da chamada Megafauna. Eram grandes mamíferos, como os gliptodontes (tatus de cerca de um metro de altura), as macrauquênias (herbívoros semelhantes a lhamas com trombas) e as famosas preguiças gigantes, que chegavam a ter até seis metros de altura!
A região de Lagoa Santa ocupa posição chave na Arqueologia Brasileira com ocupações humanas que remontam há 11.500 anos. O reconhecimento desse patrimônio vem desde o século XIX, através das pesquisas do dinamarquês Peter Wilhelm Lund.
Ele também destaca a importância de Lagoa Santa para o estudo da pré-história brasileira e explica por que são encontrados tantos ossos humanos antigos nessa região. “Aqui existe o ambiente particularmente propício para a preservação de resquícios ósseos, o que é muito raro.
Um deles é Walter Neves, arqueólogo e coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). O outro, André Strauss, é coordenador das escavações na região de Lagoa Santa do Instituto Max Planck, na Alemanha.
Esse era o foco das pesquisas realizadas ainda no século XIX, quando o naturalista dinamarquês Peter Lund descobriu ossos humanos associados aos de grandes animais numa caverna de Lagoa Santa e iniciou uma tradição de escavação no que se tornou uma das mais longevas regiões arqueológicas no país.
Como são as lentes multifocais?
Como eu sei que tem percevejo nas minhas coisas?
O que é um atributo identificador?
Quais são os quadrantes de um plano cartesiano?
Qual é a aparência de uma jaguatirica?
Qual a diferença da coral verdadeira e da?
O que significa querer ser líder como atores da liderança?
Como identificar as leveduras?
O que fazer para a tintura do cabelo durar mais tempo?
Como armazenar brócolis e Couve-flor?
Quanto tempo posso ficar fora dos Estados Unidos com o Green Card?
Como filtrar células por Cor no LibreOffice?
Como conservar galho de alecrim?
Como manter a glande exposta durante o dia?
Como finalizar um documento oficial?