Poucas são as espécies vegetais que possuem condições para sobreviver em um local como o manguezal: inundado pela água do mar, com pouco oxigênio e alta salinidade. ... As espécies vegetais do manguezal adaptam-se para eliminar o excesso de sal, através das chamadas glândulas de sal, presentes nas folhas.
O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. ... As plantas que compõem o manguezal e dominam a paisagem desse ecossistema são os mangues.
No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra.
O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.
Entre os vários tipos de raízes, as dos manguezais são as respiratórias de aeração ou pneumatóforos: Realizam trocas gasosas com o ambiente Possuem geotropismo negativo e por isso podem ser vistas saindo do solo. Nelas são encontradas estruturas denominadas pneumatódios, que permitem a obtenção de oxigênio.
As árvores de mangue apresentam uma série de adaptações à vida nesse ambiente inóspito, como as folhas duras, coriáceas, suculentas e dotadas de glândulas que eliminam o excesso de sal.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.
Em Pernambuco existem cerca de 270 km2 manguezais. No Brasil, existem cerca de 25.000 km2 de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro.
Há diversos tipos de mangues, mas os principais são: branco (Laguncularia racemosa), vermelho (Rhizophora mangle) e preto (Avicennia schaueriana). Entre as principais características desse tipo de ambiente, a grande concentração de sal se destaca, assim como a instabilidade do solo e a baixa quantidade de oxigênio.
Características do mangue vermelho, as raízes se aprofundam na lama até conseguirem se firmar para suportar a entrada das marés altas e as enxurradas dos rios e se prolongam até o ponto um pouco superior ao alcance da maré alta, o que permite a respiração pelas raízes.
No Brasil, os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho. São fundamentais para a procriação e o crescimento dos filhotes de vários animais, como rota migratória de aves e alimentação de peixes.
Características. Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. Além disso, apresentam uma fauna características, visto as condições de marés que caracterizam esses ecossistemas.
Como preencher um cheque Pré-datado Santander?
Como preencher a ficha de frequência do estágio?
O que precisa para se declarar pardo?
Como preencher o Imposto de Renda 2020 passo a passo?
O que colocar no remetente e destinatário Correios?
Como fazer uma declaração de estado civil?
Como instalar sistema operacional Linux em HD externo?
Como instalar Human Fall flat no PC?
Como tirar restrição administrativa do veículo?
Onde tirar a segunda via da carteira de identidade?
O que usar para tirar rótulo de vidros?
Como fazer o PS3 reconhecer o cabo AV?
Para que tirar sangue da veia artéria?
Como tirar gordura de persiana de alumínio?